Dilemas de uma Formação Médica: Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v1i1.2394Abstract
Objetiva-se relatar vivência acadêmica de estudante de Medicina de universidade pública localizada na região nordeste do Brasil. O novo sistema de seleção adotado para ingresso no ensino superior no Brasil, o Sistema de Seleção Unificada (SISU), possibilita ao aluno concorrer a vagas em qualquer estado do país. Por meio do SISU, tive a oportunidade de ingressar em um curso de Medicina em uma universidade pública e inserir-me no universo complexo da formação médica. Incorporar uma nova realidade, longe de familiares e dos amigos conquistados em toda uma vida, aprendendo a administrar com maturidade a rotina muitas vezes exaustiva exigida pelo curso, os desafios do aprendizado no cuidado do outro e aquele ainda maior, o desafio de cuidar de si, são apenas alguns dos dilemas enfrentados durante o percurso. A meio caminho do título de médica, ao passo em que me sinto convicta da escolha que fiz, vejo-me também cheia de incertezas quanto ao mercado de trabalho que me aguarda, ao papel que desempenharei na sociedade e trago ainda comigo muitas aspirações quanto ao meu grau de realização pessoal e profissional.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.