Caracterização da Consulta de Enfermagem na Atenção à Pessoa com Hipertensão e Diabetes
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.3264Abstract
Objetivo: Descrever as ações dos enfermeiros através da consulta de enfermagem instrumentalizada pela SAE à pacientes hipertensos e diabéticos nos Centros de Saúde. Método: estudo de caráter descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, com amostra de 10 enfermeiros. Utilizou-se um questionário contemplando as etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Resultados: todos os enfermeiros realizam exame físico, 70% utilizam protocolos e 90% registram as consultas. Do total, 60% não conseguem classificar os diagnósticos de acordo com as prioridades; 70% não desenvolvem grupos educativos, 100% prescrevem exames e avaliam o pé diabético; 70% mensuramos resultados e 80% percebem a sua eficácia. Conclusão: Os enfermeiros abordados no estudo têm um bom ponto de partida com a realização do exame físico, porém, mais da metade dos enfermeiros investigados não ultrapassa a etapa do diagnóstico, comprometendo as demais etapas da SAE.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.