Criança, Preconceito e Raça: Transformação dos Sujeitos pelo Enfrentamento das Desigualdades Raciais no Espaço Escolar
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i2.3478Abstract
Objetivo: Analisar como o enfrentamento das desigualdades raciais dentro do espaço escolar pode transformar a formação dos sujeitos, contribuindo para uma vida adulta mais harmoniosa em sociedade. Corpo do Ensaio: É preciso analisar como se dá o racismo institucional nas instituições públicas e privadas, focando no âmbito da escola, no intuito de fazer compreender que, mesmo não explícito, é um fato que ocorre comumente no ambiente escolar através de brincadeiras, de posições em eventos, tais como desfiles e apresentações. Conclusão: Constatou-se o currículo como instrumento importante de transformação dos seres humanos. É um documento que norteia as práticas educativas para discussões que tirem as pessoas de sua área de conforto e promovam importantes reflexões, e por isto conclui-se que nele devem ser inseridas as propostas de uma Educação em Direitos Humanos.Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.