Criança, Preconceito e Raça: Transformação dos Sujeitos pelo Enfrentamento das Desigualdades Raciais no Espaço Escolar

Autori

  • Roseane Jeronimo Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Carlos Henrique Martins de Jesus
  • Maria Cristina de Campos Magano

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v2i2.3478

Abstract

Objetivo: Analisar como o enfrentamento das desigualdades raciais dentro do espaço escolar pode transformar a formação dos sujeitos, contribuindo para uma vida adulta mais harmoniosa em sociedade. Corpo do Ensaio: É preciso analisar como se dá o racismo institucional nas instituições públicas e privadas, focando no âmbito da escola, no intuito de fazer compreender que, mesmo não explícito, é um fato que ocorre comumente no ambiente escolar através de brincadeiras, de posições em eventos, tais como desfiles e apresentações. Conclusão: Constatou-se o currículo como instrumento importante de transformação dos seres humanos. É um documento que norteia as práticas educativas para discussões que tirem as pessoas de sua área de conforto e promovam importantes reflexões, e por isto conclui-se que nele devem ser inseridas as propostas de uma Educação em Direitos Humanos.

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Pubblicato

2017-10-15

Come citare

Melo, R. J., Jesus, C. H. M. de, & Magano, M. C. de C. (2017). Criança, Preconceito e Raça: Transformação dos Sujeitos pelo Enfrentamento das Desigualdades Raciais no Espaço Escolar. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 2(2), 487–500. https://doi.org/10.28998/rpss.v2i2.3478

Fascicolo

Sezione

ENSAIO