Impacto de Novas Comorbidades na Qualidade de Vida de Obesos Pós-Cirurgia Bariátrica
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v4i1.6866Abstract
Objetivo: Analisar a influência das complicações na qualidade de vida de obesos submetidos à cirurgia bariátrica. Método: Estudo longitudinal, prospectivo e analítico sobre pacientes obesos, ambos os gêneros e maiores de 18 anos em pós-operatório tardio de cirurgia bariátrica. Foram coletados dados demográficos, epidemiológicos e antropométricos. Aplicação de questionário “Impacto do peso sobre a qualidade de vida” para avaliar qualidade de vida e as complicações observadas no pós-operatório tardio que foram classificadas em operatórias ou clínicas de acordo com a classificação listada no protocolo “Bariatric Analysis and Reporting Outcome System- BAROS”. Os dados de caracterização da amostra foram analisados por estatística descritiva, obtendo-se médias e desvio padrão para cada variável. Os testes Qui quadrado e Exato de Fisher foram utilizados para análise das variáveis discretas. Para as variáveis contínuas que não apresentaram distribuição normal foi utilizado o teste de Mann-Whitney e teste t de Student para amostras pareadas para análise das variáveis contínuas com distribuição normal. Resultados: A amostra foi constituída por 50 indivíduos (masculino, 5% e feminino, 95%), média de idade 40,6±9,5 anos. As complicações clínicas e cirúrgicas observadas no pós-operatório atingiram 80% dos pacientes. Conclusão: A perda de peso através da gastroplastia determina melhora das comorbidades metabólicas, mas as complicações podem influenciar negativamente a qualidade de vida no domínio da “percepção da saúde”.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.