Sobre a Revista
Foco e Escopo
A REMPI – Revista de Economia Mundial e Política Internacional, cujo autor corporativo é uma publicação semestral do Núcleo de Economia Mundial e Política Internacional NEMPI vinculado a grupo de pesquisa atuante na Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Orienta-se no objetivo da divulgação de trabalhos situados na grande área de Relações Internacionais, compreendida em todos os seus sub agrupamentos de especialização. Nesta direção, insere-se na missão constitutiva do Núcleo que a administra, de contribuir para o debate e formação de massa crítica em Relações Internacionais, no âmbito da UFAL, oportunizando, ao mesmo tempo, a disposição de fomentar a investigação, a crítica e o aprofundamento científico de temas vinculados ao escopo internacional.
Orientada para especialistas e demais profissionais interessados pela investigação de temas diversos vinculados a sua área de atuação, a REMPI se volta à divulgação de produções acadêmicas, tais como papers, artigos científicos e, eventualmente, resumos e entrevistas.
Embora vinculada a um Núcleo próprio, a REMPI não está ligada a nenhum tipo de orientação coorporativa, de qualquer grupo ou instituição, tão pouco se filia a qualquer tipo de organização ou movimento partidário, nacional ou estrangeiro. Ao não traduzir o pensamento de nenhuma corrente específica, a Revista preza em se posicionar como uma publicação aberta a pluralidade de orientações teóricas.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todas as submissões em fluxo contínuo de artigos e papers são estabelecidas através do sistema double blind review, onde os textos são avaliados por dois pareceristas, especialistas na área e com elevada titulação acadêmica. Por este sistema os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria.
O processo de submissão em fluxo contínuo se dá em duas etapas:
Primeira etapa para artigos, papers e resumos: consiste em uma avaliação preliminar do Editor Gerente em conjunto com um membro do Corpo Editorial Científico, sempre que o Editor Gerente julgar necessário, que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. Somente os trabalhos considerados por editores e conselheiros como relevantes para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, prosseguirão para as demais etapas de avaliação.
Segunda Etapa para artigos e papers: os originais dos textos são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Corpo de avaliadores, conforme o sistema blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.
Resumos e entrevistas não são encaminhados para apreciação de pareceristas, estando sua aceitação sujeita a apreciação de um membro do Corpo Editorial Científico.
Eventualmente a REMPI estabelece números temáticos, através de chamadas públicas, sujeitando as contribuições a organização de Editores Especiais. Neste caso, apenas a avaliação preliminar do Editor Gerente em conjunto com um membro do Corpo Editorial Científico é substituída pela avaliação do Editor Especial, ficando mantido o envio subsequente de artigos e papers para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Corpo de avaliadores, mantendo o sistema blind review.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.