Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Economia Política do Desenvolvimento, ISSN 2594-598X, Qualis B4 é uma revista eletrônica de acesso aberto editada pelo Programa de Mestrado em Economia Aplicada, da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas. Publica online artigos acadêmico-científicos inéditos em português, espanhol e inglês na área das ciências sociais aplicadas que tenham afinidade com desenvolvimento econômico.

A revista está incluída no sistema Qualis, área de Economia (60300000), codificada de acordo com cobertura temática da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  

A Revista Economia Política do Desenvolvimento se declara aberta quanto à participação de autores alheios à instituição editora da revista.

Missão: a revista tem como missão divulgar trabalhos orientados pela perspectiva das Ciências Sociais Aplicadas com enfoque no desenvolvimento econômico.

Público alvo: professores, pesquisadores,  agentes públicos e estudantes ou profissionais interessados na abordagem do desenvolvimento econômico. 

Periodicidade

A Revista Economia Política do Desenvolvimento, a partir de 2021, publica em fluxo contínuo, com abertura semestral das edições nos meses de janeiro e  de julho, recebendo artigos em fluxo contínuo durante todo o ano. A revista também publica edições especiais ou com conteúdo curado por editores convidados. 

Devido ao momento de reestruturação da revista, as edições de 2023 foram publicadas no segundo semestre.

Diretrizes para edições especiais ou conteúdo curado por editores convidados

A Revista Economia Política do Desenvolvimento segue os rigorosos critérios abaixo para suas edições especiais ou com conteúdo curado por editores convidados. 

Compromisso Editorial: a editora-chefe e equipe da revista são plenamente responsáveis pelo conteúdo integral da revista, abrangendo todas as edições especiais ou curadas por editores convidados, as quais estão alinhadas ao escopo do periódico.

Controle Editorial: os textos de edições especiais ou  com conteúdo curado por editores convidados passam pelo mesmo rigor editorial aplicado aos artigos convencionais, incluindo avaliações por especialistas externos, garantindo assim a qualidade e legitimidade do material.

Qualificações de Colaboradores Externos: certificamo-nos de que as qualificações dos colaboradores externos são cuidadosamente analisadas e aprovadas, garantindo que possuam a expertise necessária para o tema abordado.

Supervisão dos Colaboradores Externos: a editora-chefe e equipe da revista exercem supervisão sobre os editores convidados, garantindo o cumprimento das políticas editoriais e padrões éticos da revista. Os artigos submetidos por editores convidados passam por um processo de revisão envolvendo revisores externos para manter a imparcialidade e preservar a qualidade, bem como assegurar a diversidade de conteúdo. Esses artigos representam, no máximo, 25% do total da edição especial ou curada por editores convidados.

Histórico

Como periódico da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Revista Economia Política do Desenvolvimento iniciou sua publicação no ano de 2008 em formato impresso, e a partir do ano de 2010 adotou o  formato exclusivamente eletrônico. Está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada. No ano de 2021, o portal de revista da UFAL migrou para o sistema OJS para ter uma melhor organização e visibilidade diante da comunidade acadêmica.

Processo de Avaliação por Pares

Todos os trabalhos enviados à Revista Economia Política do Desenvolvimento são avaliados inicialmente pelo Comitê Editorial, verificando-se se o trabalho segue as diretrizes do periódico e se enquadra em seu escopo. Em um segundo momento, de fase de avaliação inicial, os editores também checam se os autores seguiram as normas de ética e de boa conduta, de modo a evitar plágio ou autoplágio. Em seguida, os manuscritos serão submetidos à apreciação dos pareceristas ou de especialistas com produção relevante na área tematizada pelos manuscritos. O periódico adota o tipo de avaliação duplo-anônima por pares. Os textos poderão ser aprovados, aprovados com recomendações ou rejeitados. Os editores são responsáveis pela decisão final dos manuscritos avaliados. A média de tempo entre a submissão e a primeira resposta aos autores é de oito semanas. Durante a designação de revisores para avaliar os manuscritos submetidos à revista, é essencial que sejam selecionados revisores que não estejam afiliados à mesma instituição dos autores do manuscrito em questão, assegurando a imparcialidade e independência dos revisores em relação aos autores.

Política de Verificação de Plágio

Todas as submissões aceitas passam por análise de plágio por meio do software Copyspider antes de se iniciar as rodadas de avaliação. As submissões nas quais identificamos a presença de plágio e/ou autoplágio serão tratadas de acordo com as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE).

Diretrizes Éticas

O código ético da revista Revista Economia Política do Desenvolvimento está alinhado com os padrões de excelência do Comitê de Ética em Publicações (COPE). A seguir, resumem-se os principais compromissos e práticas adotados pela revista para garantir integridade e ética na publicação:

Má Conduta Editorial: qualquer alegação de comportamento impróprio é tratada com seriedade. As editoras investigam e respondem prontamente a denúncias, adotando medidas corretivas quando necessário. Para casos reincidentes, informações podem ser compartilhadas entre editores para solução adequada

Autoria e Contribuição: os artigos submetidos indicam claramente os autores, incluindo informações acadêmicas e profissionais. Disputas sobre autoria são analisadas minuciosamente pelo Conselho Editorial. Os autores devem assegurar originalidade dos trabalhos e informar coautores sobre o processo editorial.

Reclamações e Recursos: após avaliação, os autores são informados sobre a decisão editorial. Casos de suspeita de má conduta ou plágio são tratados com rigor, exigindo esclarecimentos dos autores. A decisão final é tomada pelo Conselho Editorial, considerando as informações apresentadas.

Conflitos de Interesse: é fundamental que os editores e revisores não apresentem conflitos de interesse com os artigos ou autores avaliados. Qualquer potencial conflito deve ser imediatamente comunicado para reavaliação editorial.

Propriedade Intelectual: os autores autorizam a publicação do artigo na revista ao enviarem a submissão. Eles asseguram que o trabalho é original e não está sendo avaliado por outra publicação.

Supervisão Ética: O Conselho Editorial mantém a responsabilidade de garantir a aderência às Diretrizes Éticas e boas práticas sugeridas pelo COPE, zelando pela integridade e qualidade das publicações.

Diretrizes para Autores 

As diretrizes, as recomendações gerais assim como os templates para submissão e os exemplos de formatação estão disponíveis nas Diretrizes para Autores da revista.

Política de Acesso Aberto 

Este é um periódico científico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Da mesma forma, não cobra dos autores nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação e edição. Todos os trabalhos publicados na revista são licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm a permissão para depositar todas as versões de seus artigos em um repositório institucional.

Termos da licença

Todos os trabalhos publicados na revista são licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam com base no material em qualquer meio ou formato, desde que seja atribuída a autoria ao criador. A licença permite o uso comercial. A Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License passou a ser adotada pela revista nas edições publicadas em 2023. 

Taxas ou encargos 

A Revista Economia Política do Desenvolvimento não cobra dos autores nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação e edição, taxas de submissão, cobranças de processamento editorial, cobranças por processamento de artigo (APC), cobranças por página ou cobranças por uso de cores. 

Declaração de Direito Autoral

Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.

Protocolo de interoperabilidade

A Revista Economia Política do Desenvolvimento segue padrões e protocolos de integração/interoperabilidade por meio do Open Archives Iniciative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH): https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/oai.

Arquivamento

A revista tem habilitadas as opções de arquivamento (LOCKSS e CLOCKSS) que permitem armazenar e distribuir o conteúdo da revista em bibliotecas participantes. A revista é preservada digitalmente pela PKP Preservation Network (PKP PN).

Fontes de Apoio e Financiamento

A Revista Economia Política do Desenvolvimento recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

Indexadores 

Google Acadêmico

Portal de Periódicos CAPES

Diadorim

Miguilim

Road - Directory of Open Access Scholarly Resources

Latindex

DOAJ

Livre

OasisBR

EZB | Electronic Journals Library

Bielefeld Academic Search Engine (BASE)

Dialnet

ERIH PLUS

EBSCO

ZDB catalogue

Researchbib