a educação pode explicar mudanças na distribuição de renda e na pobreza no Nordeste?

Autores

  • MICHELA BARRETO CAMBOIM GONÇALVES UFPE
  • POLLYANA JUCÁ SANTANA UFPE

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v1i5.114

Resumo

O objetivo central deste trabalho é investigar, por meio de micro-simulações, de que forma as mudanças nos retornos às características individuais e na distribuição de educação no Brasil e na região Nordeste estão relacionadas com o fenômeno da recente queda da desigualdade de renda no Brasil. Os principais resultados mostraram que os retornos para as pessoas mais escolarizadas no Brasil e na região Nordeste aumentaram no período, entretanto, o retorno cumulativo (médio) da educação declinou para todas as regiões consideradas. Em relação aos resultados das simulações, os dois principais resultados apontam que a redução das diferenças salariais entre homens e mulheres e entre pessoas de raças diferentes proporcionaria uma situação de melhoria de bem-estar.

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Biografia do Autor

MICHELA BARRETO CAMBOIM GONÇALVES, UFPE

Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco/Doutoranda PIMES-UFPE.

POLLYANA JUCÁ SANTANA, UFPE

Doutoranda PIMES-UFPE.

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Publicado

2010-12-09

Edição

Seção

Artigos