Análise da competitividade da cachaça brasileira

Autores

  • Enilson Lima Silva Junior FURG
  • Jonatas de Oliveira PPGE-Mar FURG
  • Lívia Triaca FURG

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v13i29.13454

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise competitiva da cachaça brasileira, no período que abrange os anos de 2001 a 2018, realizando observações com base nos estudos das vantagens comparativas, de intensidade, de comércio e de orientação das exportações. Este trabalho foi realizado por meio de coleta de dados, sendo as fontes de coleta de maior importância a base de dados Trade Map do International Trade Centre – ITC, Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA e Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Qualidade – ANPAQ. Os resultados obtidos evidenciaram que deixamos de possuir vantagens comparativas na produção de cachaça nos últimos anos, lembrando que nesse estudo foi impossível dissociar a cachaça do rum, tendo em vista que as duas se enquadram na mesma NCM; com o índice de intensidade comercial foi possível identificar os países e blocos com quem o Brasil possui maior intensidade de comércio; por fim, foi apresentado o índice de orientação regional que indica a União Europeia como maior mercado de destino das nossas exportações de cachaça.

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Biografia do Autor

Enilson Lima Silva Junior, FURG

Graduado em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Jonatas de Oliveira, PPGE-Mar FURG

Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande (PPGE-Mar FURG)

Lívia Triaca, FURG

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (ICEAC/FURG) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Organizações e Mercado da Universidade Federal de Pelotas (PPGOM/ UFPEL). 

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Publicado

2022-05-26