Um panorama da economia capixaba nas décadas de 1980 e 1990: como o Espírito Santo manteve taxas médias de crescimento superiores às nacionais?

Autores

  • Leonel Leite Barros
  • Felipe Cunha Salles

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v6i20.8710

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar a economia do estado do Espírito Santo, mais especificamente, durante as décadas de 1980 e 1990 e tentar apontar os fatores que permitiram ao estado crescer mais que o Brasil durante o período. Para isto, se fará na introdução, uma breve explanação sobre o ambiente econômico das décadas estudadas, apresentando a problemática do artigo. Posteriormente, o artigo avançará com uma seção onde se descreverá, através de dados, o desempenho da economia capixaba na década de 1980. Na sequência se fará o mesmo para a década de 1990. Por fim, nas considerações finais, faz-se uma síntese do apresentado durante o artigo e alguns apontamentos gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Leite Barros

Mestre em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade federal do Espírito Santo (PPGECO/UFES). Espírito Santo, ES, Brasil.

Felipe Cunha Salles

Mestre em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal do Espírito Santo (PPGECO/UFES). Espírito Santo, ES, Brasil.

Referências

BONELLI, Regis; LEVY, Paulo Mansur. Determinantes do crescimento econômico do Espírito Santo: uma análise de longo prazo. IETS/IJSN, 2009. BRASIL. II Plano Nacional de Desenvolvimento, Brasília, 1974.

CAÇADOR, Sávio Bertochi; GRASSI, Robson Antônio. A evolução recente da economia do Espírito Santo: um estado desenvolvido ou periférico. ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, v. 36, 2009.

IGLESIAS, Roberto. Análise dos grandes projetos de investimento no Espírito Santo. Espírito Santo: instituições, desenvolvimento e inclusão social. Vitória: IJSN, p. 165-218, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E PESQUISA – IBGE. Contas Regionais: acesso

público.<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas>. Acessos diversos, 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E PESQUISA – IBGE. Contas Nacionais: acesso

público. <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas>. Acessos diversos, 2015.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR/SECRETÁRIA

DE COMÉRCIO EXTERIOR – MDIC/SECEX. . Acessos diversos, 2015.

DE MACEDO MOTA, Fernando Cezar. Integração e dinâmica regional: o caso capixaba (1960-2000).Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Economia.

PEREIRA, Lia Valls; MACIEL, Diego Silveira. O comércio exterior do estado do Espírito

Santo. Espírito Santo: instituições, desenvolvimento e inclusão social. Vitória: IJSN, p. 95-137, 2010.

ROCHA, Haroldo Corrêa; MORANDI, Ângela Maria. Cafeicultura e grande indústria: a transição no Espírito Santo, 1955-1985. Fundação Ceciliano Abel de Almeida, 1991.

Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Artigos