A economia do cinema no mundo

Autores

  • Elder P. Maia Alves
  • Wanderson Gomes
  • Ana Virgínia Cardoso
  • Selefe Gomes Neta

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v9i22.8749

Resumo

Este trabalho busca apresentar uma descrição precisa e rigorosa da economia do cinema no mundo. Para tanto, explora três aspectos que definem os contornos geais dessa economia hoje: i) os impactos do processo de digitalização do simbólico sobre a diferenciação interna da economia do audiovisual; ii) os mecanismos de apoio e financiamento das empresas produtoras, distribuidora e exibidora de conteúdos cinematográficos, fortalecendo os mercados nacionais em diversos lugares do globo e, por conseguinte, acentuando a competição; iii) a relevância econômica do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para o fortalecimento do mercados de conteúdos cinematográficos brasileiros, estabelecendo um ecossistema inédito de financiamento das empresas brasileiras.

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Biografia do Autor

Elder P. Maia Alves

Professor do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Universidade Federal de Alagoas (ICS/PPGS/UFAL), Maceió, AL, Brasil.

Wanderson Gomes

Mestre em sociologia, Universidade Federal de Alagoas (ICS/PPGS/UFAL), Maceió, AL, Brasil.

Ana Virgínia Cardoso

Mestre em sociologia, Universidade Federal de Alagoas (ICS/PPGS/UFAL), Maceió, AL, Brasil.

Selefe Gomes Neta

Graduação em ciências sociais, Universidade Federal de Alagoas (ICS/PPGS/UFAL), Maceió, AL, Brasil.

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Publicado

2019-09-12

Edição

Seção

Artigos