Desenvolvimento sustentável no Brasil: uma análise a partir de indicadores do IBGE

Autores

  • MARIA CECÍLIA JUNQUEIRA LUSTOSA UFAL
  • LUZIA MARIA CAVALCANTE DE MELO UFMG

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v1i1.91

Resumo

O objetivo deste trabalho é calcular e analisar a correlação existente entre alguns indicadores de desenvolvimento sustentável no Brasil. Para tal, foram utilizados alguns indicadores de desenvolvimento sustentável disponíveis na base de dados Indicadores de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, publicada pelo IBGE em 2004. As informações estão disponibilizadas por Unidades da Federação e, portanto, devido a não normalidade da distribuição das variáveis, foram calculados coeficientes de correlação não paramétrica de Spearman. Os resultados obtidos mostram que existe forte correlação entre a maioria das variáveis consideradas, o que confirma o caráter complexo atribuído ao padrão sustentável de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA CECÍLIA JUNQUEIRA LUSTOSA, UFAL

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) , mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) , doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e ensino-medio-segundo-grau pela Sociedade Brasileira de Educação Colégio Santo Inácio (1979) . Atualmente é Professor Associado 2 da Universidade Federal de Alagoas, Pesquisadora do Grupo de Economia do Meio Amb da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Parecerista do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Inovação, Teoria Evolucionária, Competitividade, Indústria Brasileira e Cadeia Produtiva do Petróleo.

LUZIA MARIA CAVALCANTE DE MELO, UFMG

Doutoranda em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR - Universidade Federal de MInas Gerais. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (2002) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (2006).

Downloads

Publicado

2010-12-07

Edição

Seção

Artigos