Sobre a Revista
A revista de Ciências Humanas Caeté tem publicação semestral. O periódico foi criado em 2019 pela Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos, em parceria com o colegiado do curso de Licenciatura Plena em História, da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão.
O objetivo da Revista Caeté é o de divulgar estudos acadêmico-científicos concluídos ou em andamento, regionais, nacionais e internacionais, no campo das Ciências Humanas, com foco em Antropologia, Arqueolologia, História, Filosofia e Sociologia.
e-INSS: 2675-1666 Periodicidade: Semestral Qualis: B4
Edição Atual

Este caderno reúne as atividades da VII Reunião da Sociedade de Arqueologia Brasileira/Sessão Nordeste, de 21 a 24 de setembro de 2022, com sede na cidade de Cachoeira (BA).
O tema principal do evento evoca as agruras do cenário nacional, os enormes desafios do campo universitário e o agravamento das condições de vida dos brasileiros. “Arqueologia em cenários de fomes", fomenta o debate da Arqueologia e a realidade social que o Brasil e, especialmente, o Nordeste vive na atualidade. Ao mesmo tempo, que convida toda a comunidade arqueológica a debater o papel social do seu ofício e de suas práticas e a troca de conhecimentos e saberes.
Os simpósios temáticos propostos tiveram como baliza os seguintes eixos norteadores: 1. Gestão social do patrimônio arqueológico e direitos humanos; 2. De onde viemos e para onde vamos: a Arqueologia nordestina e os desafios contemporâneos; 3. Arqueologia e multiambientes no Nordeste; 4. Arqueologia preventiva: experiências, aprendizados e rumos; 5. A pesquisa arqueológica: metodologias, tecnologias e inovações.
O caderno reúne o resumo das comunicações de 11 simpósios temáticos, somando 43 trabalhos de 129 aceitos e 198 autores dos 9 Estados do Nordeste. Além dos simpósios, o evento foi composto por conferências e minicursos, bem como a Assembleia Geral da Sociedade de Arqueologia Brasileira, regional Nordeste - de forma virtual.
O último dia foi dedicado às ações com atividades presenciais em diversos lugares do Nordeste. A “Arqueologia de canto a canto” tem como proposta atividades práticas com todos os públicos organizados pelos sócios com o apoio de instituições parceiras. A programação consta com quatro atividades, que tem o intuito de socializar e dialogar sobre nosso patrimônio arqueológico e as diversas percepções e fazeres da Arqueologia no Nordeste.
Que tenhamos respeito, dignidade, alimento e conhecimento!
Edição completa
Resumos