PATRIMÔNIO DE QUEM E PARA QUE: INVENTÁRIO PARTICIPATIVO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SÃO RAIMUNDO NONATO – PI
Resumo
O presente trabalho baseia-se nos dados e resultados do projeto de extensão homônimo que tem por objetivo promover ações com vistas a engendrar reflexões sobre a formulação e valorização do patrimônio cultural no município de São Raimundo Nonato – PI. A metodologia empregada consistiu na pesquisa qualitativa pautada no levantamento bibliográfico-documental e etnográfico. Estas ações auxiliam na realização do inventário participativo dos bens patrimoniais do município envolvendo as comunidades locais e promovem reflexões sobre a formulação e valorização do patrimônio cultural. Ao longo das atividades extensionistas, foram realizadas 35 entrevistas por meio digital (formulário do google e WhatsApp) devido a propagação da Covid 19. Houve grande variedade e diversidade das narrativas e objetos selecionados por nossos colaboradores e colaboradoras. Espaços de convivência social e experiências sobrenaturais, artefatos de uso cotidiano, brinquedos de infância, “relíquias” de famílias e uma grande diversidade de coisas, foram selecionadas por nossos colaboradores quer seja por seu valor afetivo, estético, simbólico, ou por sua correlação com laços de consanguinidade e afinidade, desejos pessoais e trajetórias de vida. Também foi possível realizar a difusão dos bens patrimoniais e das narrativas por publicações de linguagem acessível no Instagram (@patrimoniossaoraimundo) voltado para a divulgação dos objetos que contribuem para a nossa identidade. Estes dados contribuem para a reflexão sobre como as pessoas se conectam com a história desses objetos e nos permitem perceber noções de patrimônio cultural para além do patrimônio arqueológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Humanas Caeté, considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na Revista de Ciências Humanas Caeté, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela Revista de Ciências Humanas Caeté.






Licenciada por