A TRAM-ROAD NAZARETH SOB O OLHAR DA ARQUEOLOGIA INDUSTRIAL
Resumo
As ferrovias na Bahia marcam uma época de crescimento econômico e do auge do trem como principal forma de transporte no mundo moderno ocidental. A segunda metade do século XIX, a Bahia estabelece uma malha ferroviária, com estradas de ferro que ligavam os sertões aos portos, dinamizando a economia das regiões produtoras da província. O objetivo é analisar as estruturas remanescentes da Estrada de Ferro Nazaré, em especial os trechos que compreendem o município de Santa Inês, no Vale do Jequiriçá, Estado da Bahia. A metodologia consistiu no levantamento e estudo de fontes bibliográficas, fotografias, mapas e da realização de entrevistas com pessoas associadas ao ferroviarismo local. Os resultados demonstraram que mesmo após a erradicação da estrada em 1971, parte de suas estruturas viárias e edificações permanecem na memória e constituem-se patrimônio ferroviário de Santa Inês.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Humanas Caeté, considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na Revista de Ciências Humanas Caeté, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela Revista de Ciências Humanas Caeté.






Licenciada por