VIVENDO COM A PRÉ-HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO ECOLÓGICO VEREDAS DA CAATINGA PARA A PRESERVAÇÃO DOS SÍTIOS RUPESTRES NO ASSENTAMENTO LAMEIRÃO, DELMIRO GOUVEIA – AL (2015-2019).

Carla Janine Vieira de Souza, Flávio Augusto de Aguiar Moraes, Henrique Correia da Silva, Maerla Moreira Silva Batista

Resumo


A região Nordeste do Brasil dispõe de um significativo acervo do patrimônio arqueológico, e boa parte está situada em zonas rurais, onde a conscientização e a preservação dependem da inserção e participação da comunidade. Identificamos que no assentamento Lameirão, localizado no município de Delmiro Gouveia -AL, dispõe de um grupo de trilha (Veredas da Caatinga), formado por moradores locais no ano de 2016. Este grupo tem contribuído no cuidado dos sítios com pinturas rupestres nos perímetros do assentamento. Porém, faltavam-lhes, segundo os coordenadores, o conhecimento formal deste patrimônio para transmitir de modo seguro aos turistas. O Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos (NUPEAH) da UFAL Campus do Sertão, foi contactado para capacitar o grupo. Assim, o presente trabalho visa discutir a viabilidade da preservação de sítios arqueológicos a partir de iniciativas autônomas associado a ações de capacitações formativas. Para tanto, usamos como metodologia a entrevista oral e questionário estruturado, buscando identificar as principais contribuições no desenvolvimento cultural do Veredas da Caatinga, durante sua atuação nas explicações aos turistas sobre os sítios arqueológicos. Os resultados das entrevistas informam que os guias, após o curso, desenvolveram maior segurança ao tratar dessa temática com os visitantes.

Texto completo:

PDF

Referências


BRITO, José Aparecido Moura de. 2017. Sítios Arqueológicos de Pinturas rupestre em Inhapi-AL- Um estudo comparativo. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão – Curso de Licenciatura Plena em História, como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciado em História. Alagoas.

ETCHEVARNE, Carlos. 2000. A Ocupação Humana no Nordeste Brasileiro antes da Colonização Portuguesa. Revista USP, São Paulo, n. 44, p. 112-141, dezembro/fevereiro 1999 – 2000, p. 116. Disponível em: file:///C:/Users/NUPEAH/Downloads/30097-Texto%20do%20artigo-34938-1-10-20120706.pdf . Acessado: 25/09/2019.

GASPAR, Madu. 2006. A arte rupestre no Brasil. – 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

MARTIN, G. (2008). A Pré-história do Nordeste. Pernambuco: Editora UFPE.

Patrimônio Arqueológico – AL. (2014) Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/538/. Acessado em: 05/09/2019.

GUEDES, C.M. Rock-art research at Sertão Alagoano: the Cosmezinho site (CZ). R. Museu Arq. Etn., 25: 215-230, 2015.

PESSIS, Anne-Marrie; GUIDON, Niède. 1992. Registros rupestres e caracterização das etnias pré-históricas. In:_____ VIDAL, Lux (org). Grafismo indígena. Estudos de antropologia estética. São Paulo: Studio Nobel/ Fapesp/ Edusp.

Plano de Ação Socioambiental – PAS. Disponível: https://www.chesf.gov.br/sustentabilidade/StyleLibraryCanal/MeioAmbiente/TextoPASRio20040612x.pdf. Acessado em: 05/09/2019

PROUS, A. 1992. Arqueologia Brasileira. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1992.

SANTOS, Sergiana Vieira. 2015. O Patrimônio e a Construção do Pertencimento: Um Estudo de Caso Acerca da Igreja e Convento de Nossa Senhora dos Anjos. Penedo – AL. (2012 – 2014). Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão – Curso de Licenciatura Plena em História, como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciado em História. Alagoas.

SILVA, Maria Rosângela dos Santos. 2019. Coordenadora do Veredas Entrevistada por Carla Janine Vieira de Souza, Henrique Correia da Silva e Maerla Moreira Silva, em 17/08/2019. Acervo Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos (NUPEAH), UFAL, Campus do Sertão.

SOUZA, Georgio Célio da Silva. 2004. Análise historiográfica da arqueologia na perspectiva dos registros rupestres pré-históricos. Natal. Monografia apresentada à disciplina Pesquisa Histórica II, como requisito parcial à conclusão do Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Zanettini Arqueologia. 2007. Programa de Diagnóstico e Ações Emergenciais em Sítios Rupestres, municípios de Olho D´Água do Casado e Delmiro Gouveia, Alagoas. Relatório Final apresentado à 17ª Superintendência Regional do IPHAN (não publicado).

Zanettini Arqueologia. 2009. Programa de mapeamento, cadastro e conservação dos sítios de arte rupestre do Baixo São Francisco – Etapa 1. Pão-de-Açúcar. Relatório Final apresentado á 17q superintendên


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Ciências Humanas Caeté - Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos (NUPEAH/UFAL-Campus Sertão).

........................................................................................

Banco de dados, Diretórios & Indexadores

http://diadorim.ibict.br/handle/1/2279

 

https://www.sumarios.org/revista

 

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29352

 

.........................................................................................

 

Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão

AL - 145, nº 3849, Cidade Universitária

Delmiro Gouveia - Alagoas

CEP - 57480-000

E-mail: revista.caete@delmiro.ufal.br