BACHELARD E O ORIENTALISMO

Autores

  • Gabriel Kafure da Rocha Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Resumo

Embora na maior parte da obra de Gaston Bachelard (1884-1962) não haja muitas evidências de leituras de filosofias orientais, ainda assim concebe-se que há algumas aproximações possíveis nessa temática, principalmente por meio de referências aos livros do historiador francês Edgar Quinet, autor de O gênio das religiões (1831). Por meio desse livro, há um retrato de uma concepção oriental de sabedoria baseada no Ramayana, na qual Bachelard traça um elogio e dá pistas de uma noção de travessia entre as sabedorias ocidentais e orientais, desse modo, este artigo pretende refazer o caminho das passagens bachelardianas e a partir disso desvelar possíveis aproximações com os Vedas, a natureza, Tao, animus e anima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, Gaston. 1988. A dialética da duração. Trad. Marcelo Coelho. São Paulo: Ed. Ática.

______. 1990a. A terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da intimidade. São Paulo: Martins Fontes.

______. 1990b. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes.

______. 1994. O direito de sonhar. Trad. José Américo Mota Pessanha. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil.

______. 1996. A poética do devaneio. Trad. Antônio de Pádua Danessi. São Paulo: Martins Fontes.

BLAUNDE, José. 2013. La philosophie de la connaissance scientifique selon Gaston Bachelard: Une urgence pour l'epistemologie africaine? Tese de doutorado Université Paris 8 Vincennes-Saint-denis. Departamento de Filosofia.

QUINET, Edgar. 1842. Du Génie des religions, Charpentier, Paris.

MEZAGUER, Sarah. 2012. Bachelard et les philosophies de l’orient. Otras modernidades – Rivista de studdi letterari e culturali. Milano, UNIMI, Dipartimento di Lingue e letterature straniere, pp. 204-212. Acesso em 05/10/2015. Disponível em: http://riviste.unimi.it/index.php/AMonline/article/view/2422/2650

Downloads

Publicado

2020-03-19

Edição

Seção

Artigos