À propos de cette revue

A revista de Ciências Humanas Caeté tem publicação semestral. O periódico foi criado em 2019 pela Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos, em parceria com o colegiado do curso de Licenciatura Plena em História, da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão.

O objetivo da Revista Caeté é o de divulgar estudos acadêmico-científicos concluídos ou em andamento, regionais, nacionais e internacionais, no campo das Ciências Humanas, com foco em Antropologia, Arqueolologia, História, Filosofia e Sociologia. 

 

e-ISSN: 2675-1666                     Periodicidade: Semestral                     Qualis: B4

Annonces

Numéro courant

Vol. 5 No. 1 (2023): LIVRO DE RESUMOS EXPANDIDOS DO II CICLO DE DEBATES SOBRE A FILOSOFIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ATUALIDADE
					Afficher Vol. 5 No. 1 (2023): LIVRO DE RESUMOS EXPANDIDOS DO II CICLO DE DEBATES SOBRE A FILOSOFIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ATUALIDADE

O presente caderno reúne as comunicações resultantes das atividades do Grupo de Estudo Leitura Heideggeriana de Nietzsche (LHN) – UFAL, ocorrido no dia 12 de abril de 2023 no Campus do Sertão Delmiro Gouveia, com a colaboração do Laboratório Digital de Filosofia, Arte e Direitos Humanos (PHILOLAB), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes – UFAL.

Trata-se do II Ciclo de Debates, cujo objetivo é gravitar em torno da resposta à pergunta - O que é a Filosofia e qual sua importância na atualidade? O evento traz a Filosofia para o sertão alagoano visando estimular o debate de temas filosóficos com as comunidades interna e externa à UFAL, Campus do Sertão. As comunicações ocorreram de forma híbrida, nos turnos da manhã, da tarde e da noite, contextualizando o sentido da Filosofia e de sua importância no cenário atual do Brasil. Somou-se 12 horas de atividades de intensos debates. Na parte da manhã, no auditório Graciliano Ramos - UFAL, Campus do Sertão, houve três comunicações contemplando os pensamentos dos filósofos Goethe, Sade e Hannah Arendt; no turno vespertino, no mesmo auditório, as comunicações e os debates fizeram referência aos pensamentos de Nietzsche e Hegel; à noite, encerrando o evento de forma totalmente online, as três comunicações concentraram-se no pensamento do filósofo Martin Heidegger. O Grupo de Estudo Leitura Heideggeriana de Nietzsche, em parceria com o Laboratório Digital de Filosofia é composto por professores e estudantes da UFAL e conta também com a presença ativa de ex-estudantes dos Cursos de História e Geografia do Campus do Sertão, os quais, atualmente, desenvolvem pesquisas de pós-graduação na área de Filosofa.  

Publié-e: 2023-09-20
Voir tous les numéros