Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão segue as Diretrizes para Autores(as), estando em formato .doc, .docx, seguindo a estruturação exigida.
  • As referências do artigo seguem os padrões da ABNT NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2018) e ABNT NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002).

Diretrizes para Autores

1.1. Normas Editoriais:

1.1.1. A edição nº 11 da Revista Ímpeto será composta por trabalhos, na forma de artigos, realizados na graduação (projetos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso ou demais produções desenvolvidas em disciplina), pós-graduação ou contribuições destinadas à divulgação de resultados inéditos de pesquisas, tendo em vista a relevância da temática abordada, o alcance e o conhecimento gerado. Esses artigos devem ser referentes e/ou possibilitar a interdisciplinaridade à área de Arquitetura e Urbanismo. As seções serão divididas em:

a) Seção Especial, elaborada por convidado(a): com abordagem acerca do tema desta edição*: “Cidades saudáveis: urgências, perspectivas e enfrentamentos”;

b) Seção Temática: artigos submetidos referentes a ramificações interdisciplinares à área de Arquitetura e Urbanismo dentro da temática desta edição* da revista: “Cidades saudáveis: urgências, perspectivas e enfrentamentos”;

c) Seção Livre: artigos submetidos referentes a ramificações interdisciplinares à área de Arquitetura e Urbanismo fora da temática desta edição da revista;

*O texto norteador da temática desta edição da revista será publicado na aba "Notícias"

1.1.2. A submissão dos trabalhos pode ser feita por:

  1. No máximo 5 (cinco) autores(as), entre profissionais, docentes, estudantes de pós-graduação e graduação em Arquitetura e Urbanismo eáreas afins.

Nota: Está reservado aos(às) autores(as), a publicação de no máximo 3 (três) trabalhos.

1.2. Normas Técnicas

1.2.1. Formatação e estruturação

O artigo deve ser enviado em formato .doc ou .docx (arquivo Word, WPS Office, entre outros), estar configurado em tamanho de folha A4, com espaçamento entre linhas de 1,5, margens de 2,5 cm, com tópicos separados por um espaço e texto contínuo, fonte Arial 11 para corpo do texto e a mesma em negrito para tópicos. No caso de palavras estrangeiras que não estão incorporadas na língua portuguesa, precisam estar em itálico. Além disso, o artigo deve possuir entre 15.000 e 35.000 caracteres, seguindo a estrutura (a não apresentação de qualquer um desses resultará na invalidação da submissão do artigo):

a) Título e subtítulo

Os(as) autores(as) devem apresentar o título principal e subtítulo, sendo o último opcional, em português e segunda língua (inglês ou espanhol) com fonte Arial 14 em negrito.

b) Indicação de Responsabilidade

Indicação de autoria do artigo apresentando o nome completo (ou autores(as), em artigo de autoria coletiva), com breve descrição curricular com tamanho máximo de 400 caracteres com espaços, sua vinculação institucional e endereço de e-mail, conforme exemplo abaixo:

Ex.: <Autor(a)>, Doutor(a) em Sociologia; Professor(a) Adjunto(a) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Universidade Federal de Alagoas (Ufal); E-mail: autor@fau.ufal.br

Para projetos de pesquisa ou produções acadêmicas oriundas de disciplinas, indicar, além dos(as) autores(as), os(as) professores(as) orientadores(as), conforme exemplo abaixo:

Ex.:<Autor(a) 1>; <Autor(a) 2>; acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Universidade Federal de Alagoas (Ufal); E-mail: autor1@fau.ufal.br; autor2@fau.ufal.br. 

Professores(as) orientadores(as): 

<Orientador(a) 1>, Mestre(a) em Planejamento Urbano, Professor(a) Associada(a); 

<Orientador(a) 2>, Doutor(a) em Tecnologia do Ambiente Construído; Professor(a) Adjunto(a).

c) Resumo

Deverá ser apresentado em português e segunda língua (inglês ou espanhol), contendo entre 200 a 250 palavras, mostrando de forma nítida e sucinta o contexto, o problema, o objetivo, metodologia, resultados alcançados e conclusões. 

d) Palavras-chave

Após o resumo devem ser incluídas 3 (três) palavras-chave em português e segunda língua (inglês ou espanhol), separadas por pontos, que auxiliem na identificação dos principais assuntos tratados no artigo.

e) Artigo

A construção do artigo deverá conter um item introdutório, que informe sobre o tema a ser abordado e referências que o fundamentaram. No desenvolvimento devem ser descritos os passos seguintes e a metodologia adotada deve ser apresentada de acordo com a área do conhecimento, sendo explorados também os resultados obtidos. As conclusões relevantes devem seguir os objetivos do trabalho e devem destacar as contribuições e importância do trabalho para o conhecimento existente. A modificação do título dos tópicos fica a critério dos(as) autores(as). Além disso, o corpo do texto deverá ser escrito em língua portuguesa.

f) Referências

As referências devem ser reunidas no final do artigo em ordem alfabética, de acordo com os padrões da NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2018). 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

Deve-se evitar, sempre que possível: 

  • referências secundárias (apud); 


A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no artigo são de responsabilidade dos(as) autores(as).

NOTA: Apenas as citações bibliográficas contidas no texto devem constar na lista de referências.

1.2.2. Peças gráficas

As figuras devem ser enviadas em arquivos separados, em formato .jpg, .png  ou equivalente, em boa resolução. Cada figura deve ter uma chamada no corpo do texto, bem como a indicação do local de sua inserção, juntamente com o respectivo título e fonte do material.

As palavras “Figura”, “Tabela”, “Quadros” e “Anexo”, quando aparecerem no texto, deverão ser escritas com a primeira letra maiúscula e acompanhadas do número de ordem de menção no texto. Os títulos deverão ser concisos. O local e o ano do estudo devem ser informados.

Tabelas, quadros e legendas de figuras devem ser um título breve, numeradas com algarismos arábicos, consecutiva e independentemente, de acordo com a ordem de menção no texto. 

1.2.3. Citações

Citações no corpo do texto devem obedecer à forma adotada na referência, conforme ABNT NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002).

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.