A UTILIZAÇÃO DO BIM COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO BRASIL
UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA E SISTEMÁTICA
Resumo
A Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modeling (BIM) é uma das tecnologias mais promissoras da atualidade na indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Apesar disso, a adoção dessa tecnologia tanto no mercado da construção civil, quanto na área acadêmica consiste em um desafio. As instituições de ensino representam um papel importante no processo de transição para o uso do BIM nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e afins. Este artigo tem como objetivo a análise dos estudos voltados ao ensino do BIM, com foco na produção nacional, por meio de uma análise bibliométrica e sistemática, no intervalo temporal definido entre 2018 e 2022. Fazendo-se uso de indicadores bibliométricos, teve-se como contribuições a evolução temporal das publicações, posição do Brasil no âmbito Internacional, principais autores e universidades e estados com produções mais expressivas. Para isso, foi consultada a base de dados Scopus, além de periódicos e congressos nacionais. Realizou-se também uma Revisão Sistemática da Literatura, sendo selecionados oito artigos, de modo a abordar as facilidades e dificuldades no processo de implantação do ensino BIM nas instituições brasileiras. Os resultados indicam um crescimento do tema no meio acadêmico, tendo como destaque de maior representatividade o ano 2019, a região Nordeste e as Universidades Federais do Ceará e da Bahia. Contudo, foi verificado que a consolidação do BIM é maior no mercado da construção civil do que na área acadêmica, sendo necessária a cooperação efetiva entre as universidades e o mercado da construção civil.