ARQUITETURA ESCOLAR INFANTIL EM CONTÊINER
ANÁLISE DA ESTRUTURA E DO DESEMPENHO TÉRMICO
DOI:
https://doi.org/10.28998/imp.v14i3.17153Resumo
Neste artigo, investigou-se a viabilidade de construir edificações escolares infantis estruturadas em contêineres, a partir da análise estrutural e da análise do desempenho térmico de um projeto arquitetônico proposto para a Zona Bioclimática 3, conforme NBR 15.220 (ABNT, 2005). Apesar de a educação em creches e escolas infantis ser um direito garantido às crianças de zero a seis anos, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (Brasil, 1988), essa demanda não é totalmente suprida e, entre os diversos motivos, pode-se incluir a falta de infraestrutura adequada disponível. Assim, sugeriu-se a reutilização desses equipamentos como forma de se contribuir para a sustentabilidade e para a expansão da oferta de espaços apropriados à educação infantil. Porém, análises e adaptações foram necessárias para que eles fossem considerados proveitosos na construção civil. Dessa forma, foram realizadas duas simulações computacionais: a primeira feita no programa SAP 2000 - para verificar o comportamento estrutural do modelo por meio de ensaios nos quais se levaram em conta os esforços e os valores das deformações, deslocamentos e tensões; e a segunda, feita na versão 9.6 do programa Energyplus, para verificar o desempenho térmico da edificação naturalmente ventilada, considerando-se os ambientes de longa permanência. Os resultados sugeriram que, em relação à estrutura, torna-se necessário inserir reforços quando o projeto arquitetônico indicar a retirada total das chapas laterais do contêiner. Já em relação ao desempenho térmico, as estratégias adotadas foram suficientes para atender aos requisitos mínimos da norma de desempenho NBR 15.575 (ABNT,2013/em:2021).