As Melhorias Realizadas em Moradias Precárias na Grota da Macaxeira: Uma Análise Frente à Norma de Desempenho - NBR 15575

Autores

  • Allan Henrique Silva dos Santos Graduando em Arquitetura e Urbanismo FAU/Ufal e Pesquisador do Grupo de Estudos em Conforto Ambiental (Geca)
  • Pollyana Omena Costa Santos Graduanda em Arquitetura e Urbanismo FAU/Ufal e pesquisadora no Grupo de Estudos em Conforto Ambiental (GECA)
  • Juliana Oliveira Batista Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

habitações irregulares, reformas, desempenho de edificações.

Resumo

Dentre os reflexos do déficit habitacional e das limitações ao acesso à moradia pela população de baixa renda em Maceió, é preocupante a ocupação de vales e encostas por habitações autoconstruídas, em situação irregular. Executadas sem orientação profissional ou com materiais inadequados, essas edificações podem trazer riscos à segurança e salubridade de seus moradores, além de comprometer a acessibilidade desses espaços. O artigo tem como objetivo analisar, em função dos conceitos da NBR 15.575, as reformas realizadas nessas habitações por meio de um programa de melhorias implantado na Grota da Macaxeira, Maceió - AL. Os procedimentos metodológicos foram baseados em pesquisa documental e análise qualitativa das modificações frente à normativa citada. Observou-se que, com as reformas pontuais, as casas deixaram a condição de extrema precariedade e a qualidade de vida dos moradores aumentou significativamente, demonstrando a existência de alternativas à prática usual de implantação de novas habitações em áreas periféricas, distantes dos centros de trabalho e renda e também carentes de infraestrutura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads