Alargar bordas: entre o saber e o conhecer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2020.n.9.10733

Palavras-chave:

Espiritualidade. Cosmopolítica. Aprendizagem. Quilombos.

Resumo

Neste artigo descrevoas relações que a Comunidade Kilombola Morada da Paz, situada em Triunfo/RS, estabelece com os espaços universitários através da ideia de borda, possibilidade criativa de feitura da vida com a diferença que não implica a submissão de uma sobre a outra, nem a diluição homogeneizante de ambas. A partir da borda, a Morada diferencia o saber, enraizado nas vivências comunitárias, do o conhecer, próprio dos espaços do universitários. Não nega a relação com estes espaços, mas atua neles em função da guerra cósmica da qual participa, apropriando-se do que pode fortalecer seus propósitos comunitários. Ao fazer isso, traz para o interior dos espaços de conhecimento a compreensão de que a palavra é magia, dotando outros sentidos a fala e a escuta, mesmo quando não convidada a isso. Argumento ser uma forma de ‘alargamento da borda’ para garantir a manutenção da sua própria existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Dias Flores, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Antropologia Social (UFRJ/MN), mestra em Sociologia e Antropologia (UFRJ/IFCS) e bacharela em Ciências Sociais (UFRGS). Tem experiência de pesquisa em Antropologia das populações afro-brasileiras, com principal interesse às cosmopolíticas afro-brasileiras e teorias etnográficas da contramestiçagem, e nos debates Feministas, com destaque aos feminismos interseccionais, feminismos comunitários e ecofeminismos.

Referências

ABU-LUGHOD, Lila. “Writing against culture”. In: FOX, Richard G.. Recapturing anthropology: working in the present – Seminar. Santa Fe, New Mexico – School of American Research Press, 1991.

BATESON, Gregory. Pasos hacia uma ecologia de la mente. Buenos Aires: Ediciones Lohlé-Lumen, 1991.

DELEUZE, Gilles. Espinoza – filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

AUTOR. 2018.

HARNEY, Stefano; MOTEN, Fred. The undercommons: fugitive planning and black study. New York: minor compositions, 2013.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

LORDE, Audre. Irmã Outsider: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2019.

MILAN, Elisana; MORO, Rosemeri. O conceito biogeográfico de ecótono. Revista Terra Plural. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, v. 10, n. 1, 2016.

MOLLISON, Bill; SLAY, Reny Mia. Introducción a la permacultura. Tasmânia: Tagari, 1994.

NASCIMENTO, Abdias do. O Quilombismo. Petrópolis: Vozes, 1980.

OKARAN, Coletivo de pesquisadoras e pesquisadores kilombolas. Um jeito de ser e de viver no Kilombo de Mãe Preta. Série Saberes Tradicionais, vol. 3. São Leopoldo: OLMA e Casa Leiria, 2020.

SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, Quilombos – Modos e Significações. Brasília: INCTI, 2015.

SPINOZA, Benedictus. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

STENGERS, Isabelle. “The Curse of tolerance”. In: Cosmopolitics II. London: University of minessota press, 2011.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Edição

Seção

Encontro de Saberes: Transversalidades e Experiências