Limites institucionais ao desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais na pós-graduação: observações sobre o MESPT/UnB
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2020.n.9.10915Palavras-chave:
Educação intercultural, Pós-graduação, Pluralidade epistêmicaResumo
O presente artigo pretende tratar dos limites institucionais identificados no desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais na pós-graduação a partir de observações empíricas realizadas junto ao Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais da Universidade de Brasília (MESPT/UnB) entre 2017 e 2018.O foco da análise se concentra nas práticas de ensino e aprendizagem e nas atividades de pesquisa e dissertação. Para tanto, foi realizada uma breve revisão literária, considerando as noções de validação científica e pluralidade epistêmica. Esta revisão é seguida por um resumo das observações baseadas na minha experiência com o MESPT, destacando as estratégias desenvolvidas pelo programa para superar ou contornar alguns dos limites institucionais enfrentados.
Downloads
Referências
AGUILLERA, Abigail; HELLAND, Leonardo. Beyond Acculturation: Political “Change”, Indigenous Knowledges, and Intercultural Higher-Education in Mexico. Journal for Critical Education Policy Studies, Volume 9, N. 2, 2011.
APURINÃ, Alan Miguel. Maloca das medicinas e sua relação com o pajé Arywka. Dissertação de Mestrado. MESPT/Unb, 2018.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não ser como fundamento do ser. Tese (doutorado) em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.
CUNHA, Manuela Carneiro da. Relações e Dissensões entre Saberes Tradicionais e Saber Científico. Conferência realizada na Reunião da SBPC em Belém, Pará, em 12 de julho de 2007.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
GROSFOGUEL, Ramon. A Estrutura do Conhecimento nas Universidades Ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado – volume 31, número 1, janeiro/abril, 2016.
KRAHÔ, Creuza. Wato ne hômpu ne kãmpa: Convivo, vejo e ouço a vida Mehi (Mãkrarè). Pp 147. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
LACEY, H.; MARICONDA, P. O modelo da interação entre as atividades científicas e os valores na interpretação das práticas científicas contemporâneas. Estudos Avançados, 28 (82), 2014.
SANTIAGO, John. Comunidades Quilombolas de Jambuaçu, Moju-Pa, contra as Agroestratégias do Capital: Juventude e Territorios de R-Existências. pp. 130. Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
SLAUGHTER, S.; LESLIE, L. Academic capitalism: Politics, policies and the entrepreneurial university. Maryland: John Hopkins University press, 1997.
TUBINO, Fidel. “La interculturalidad crítica como proyecto ético-político”, Encuentro continental de educadores agustinos, Lima, janeiro, 24-28, 2005. Disponível em: <http://oala.villanova.edu/congresos/educación/ lima-ponen-02.html>.
VERÓN, Valdelice. TEKOMBO’E KUNHAKOTY: MODO DE VIVER DA MULHER KAIOWA. pp. 42. Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.