Limites institucionais ao desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais na pós-graduação: observações sobre o MESPT/UnB
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2020.n.9.10915Palabras clave:
Educação intercultural, Pós-graduação, Pluralidade epistêmicaResumen
O presente artigo pretende tratar dos limites institucionais identificados no desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais na pós-graduação a partir de observações empíricas realizadas junto ao Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais da Universidade de Brasília (MESPT/UnB) entre 2017 e 2018.O foco da análise se concentra nas práticas de ensino e aprendizagem e nas atividades de pesquisa e dissertação. Para tanto, foi realizada uma breve revisão literária, considerando as noções de validação científica e pluralidade epistêmica. Esta revisão é seguida por um resumo das observações baseadas na minha experiência com o MESPT, destacando as estratégias desenvolvidas pelo programa para superar ou contornar alguns dos limites institucionais enfrentados.
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