"O uso do smatphone é um bom começo": estudo das sociabilidades juvenis em contexto pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.11816

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Escola. Jovens estudantes.

Resumo

Este artigo discute as sociabilidades entre jovens estudantes mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação e como esse novo estilo de vida on-line interfere nas relações estabelecidas no contexto pedagógico escolar. A pesquisa de campo foi desenvolvida nos anos de 2018 e 2019 a partir de observação minuciosa do cotidiano dos estudantes numa escola pública de Ensino Médio no estado da Paraíba. Para isso, selecionamos 73 interlocutores, sendo 46 do gênero feminino e 27 do gênero masculino. A análise dos dados revelou que se produzem lacunas entre as sociabilidades juvenis nas redes digitais e as práticas pedagógicas no ambiente escolar, estimulando comportamentos de resistências dos estudantes frentes às atividades presenciais em sala de aula, na mesma medida em que os jovens expressam desejos de que as aulas off-line possam ser mais dinâmicas por meio da utilização das tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Edgard Leitão Albuquerque Neto, SEECT-PB

Doutor em Ciências Sociais (2019) com área de concentração em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), Mestre em Ciências Sociais (2013) e Licenciado em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor de Sociologia (SEECT-PB). Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia Rural, atuando nos seguintes temas: agricultura familiar, trabalho, políticas públicas e mudanças sociais. Atualmente realiza pesquisas sobre a relação entre a ecologia cognitiva das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a constituição das subjetividades das juventudes contemporâneas e seus desdobramentos nas mudanças e continuidades das sociabilidades em ambientes virtuais e escolares.

Vanderlan Francisco da Silva, Professor de antropologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professor de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Paris-Descartes (Paris V - Sorbonne); Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba; Bacharel em Ciências Sociais (Antropologia) e Licenciado em Ciências Sociais pela UFPB. Desenvolve pesquisas e orientações nas áreas de estudos de grupos urbanos, com ênfase em sociabilidades, cotidiano, lazer, conflitos, violência, práticas institucionais e segurança pública. É Tutor do PET Antropologia (Programa de Educação Tutorial - MEC/SESu). Líder do Grupo de Pesquisa SOCIATOS (Sociabilidades e Conflitos Contemporâneos - CNPq/UFCG) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Poder Local, Desenvolvimento e Politicas Publicas (CNPq/UFRN). Membro fundador da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Ações e Experiências Juvenis (REAJ); Vice-Diretor do Centro de Humanidades da UFCG desde janeiro 2019.

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Publicado

2021-11-10

Edição

Seção

Antropologia da Juventude