"O uso do smatphone é um bom começo": estudo das sociabilidades juvenis em contexto pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.11816Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Escola. Jovens estudantes.Resumo
Este artigo discute as sociabilidades entre jovens estudantes mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação e como esse novo estilo de vida on-line interfere nas relações estabelecidas no contexto pedagógico escolar. A pesquisa de campo foi desenvolvida nos anos de 2018 e 2019 a partir de observação minuciosa do cotidiano dos estudantes numa escola pública de Ensino Médio no estado da Paraíba. Para isso, selecionamos 73 interlocutores, sendo 46 do gênero feminino e 27 do gênero masculino. A análise dos dados revelou que se produzem lacunas entre as sociabilidades juvenis nas redes digitais e as práticas pedagógicas no ambiente escolar, estimulando comportamentos de resistências dos estudantes frentes às atividades presenciais em sala de aula, na mesma medida em que os jovens expressam desejos de que as aulas off-line possam ser mais dinâmicas por meio da utilização das tecnologias digitais.Downloads
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