Fabular com as demências: tempo, memória e cuidado
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2023.13.14164Palavras-chave:
Demência, Doença de Alzheimer, Tempo, Cuidado, Memória, FabulaçãoResumo
Neste ensaio, apresento sete composições desenhadas que procuram evidenciar as experiências, rotinas e potencialidades criativas de pessoas com demência. Desenvolvidas especialmente para esse encarte visual, as obras são desdobramentos das relações que estabeleci com Regina e seu filho, Pedro, nos grupos de estimulação cognitiva do Centro de Referência em Atenção à Saúde do Idoso (CRASI), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em conjunto, elas propõe um exercício de (co)fabulação com as demências e amplificação daquilo que se faz possível e apreensível aos sentidos. A partir de uma justaposição de imagens e fragmentos de diários pessoais, objetivo alagar as possibilidades de registro e representação no campo antropológico, fazer coexistir mundos e valorizar uma expressividade que escapole às noções de coerência, racionalidade e linearidade.
Downloads
Referências
COSTA, Bárbara Rossin. A memória em tela: os grupos de estimulação cognitiva online para pessoas com a Doença de Alzheimer. Anais da VIII Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia – ISSN: 2358-5684, 2021.
COSTA, Bárbara Rossin. Materialidades e Narrativas na Doença de Alzheimer. Cadernos de Campo (São Paulo, online), vol. 31, n. 1, p.1-24, USP, 2022.