Modernismo Primitivista: as influências de coleções etnográficas e zoológicos humanos sobre a estética expressionista

Autores

  • Marina Cavalcante Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2017.n.3.3517

Palavras-chave:

Expressionismo. Die Brücke. Zoológicos Humanos. Primitivismo Artístico. Coleções Etnográficas.

Resumo

Quais as relações entre zoológicos humanos, museus etnográficos e as vanguardas expressionistas? Este artigo demonstra como construções sobre o “primitivo” delineadas em finais do século XIX em museus etnográficos e zoológicos humanos tiveram influências sobre o surgimento do expressionismo na pintura e no cinema. Apresenta-se o contexto de surgimento dos zoológicos humanos como um fenômeno de massa típico do segundo quartel do século XIX. Em seguida, discute-se o surgimento do expressionismo em confluência com outras vanguardas modernistas das primeiras décadas do século XX, dando-se ênfase às obras do grupo Die Brücke. Por fim, discute-se a extensão do primitivismo artístico sobre o cinema expressionista alemão.

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Biografia do Autor

Marina Cavalcante Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ), Mestre em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ), Especialista em Sociologia Urbana pela mesma instituição (IFCH/UERJ) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia Urbana e Antropologia Visual. Atua principalmente nos seguintes temas: Enobrecimento Urbano, Patrimônio cultural, História em Quadrinhos, Imaginário urbano e Cinema. Professora Substituta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe (DCS/UFS), de abril 2013 a abril de 2015.  Integrante do Grupo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Culturais - INARRA/UERJ. Pesquisadora Visitante do Instituto de Estudos Culturais da Universidade de Humboldt, Berlim.

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Publicado

2018-03-27

Edição

Seção

Antropologia e Imagem: Produções, Acervos e Coleções Etnográficas