Modernismo Primitivista: as influências de coleções etnográficas e zoológicos humanos sobre a estética expressionista
DOI :
https://doi.org/10.28998/rm.2017.n.3.3517Mots-clés :
Expressionismo. Die Brücke. Zoológicos Humanos. Primitivismo Artístico. Coleções Etnográficas.Résumé
Quais as relações entre zoológicos humanos, museus etnográficos e as vanguardas expressionistas? Este artigo demonstra como construções sobre o “primitivo” delineadas em finais do século XIX em museus etnográficos e zoológicos humanos tiveram influências sobre o surgimento do expressionismo na pintura e no cinema. Apresenta-se o contexto de surgimento dos zoológicos humanos como um fenômeno de massa típico do segundo quartel do século XIX. Em seguida, discute-se o surgimento do expressionismo em confluência com outras vanguardas modernistas das primeiras décadas do século XX, dando-se ênfase às obras do grupo Die Brücke. Por fim, discute-se a extensão do primitivismo artístico sobre o cinema expressionista alemão.
Téléchargements
Références
Almeida, J. e Bader, W. Apresentação. In: Almeida J. e Bader, W. Pensamento alemão no século XX. Vol. III. São Paulo: Cosac e Naify, 2013.
Armbruster, M. Völkerschauen um 1900 in Freiburg i. Br. - Kolonialer Exotismus im historischen Kontext. In: Freiburg-Postkolonial. [http://www.freiburg-postkolonial.de/pdf/Armbruster-Voelkerschauen-in-Freiburg.pdf]. 2011.
Appiah, A. “Será o Pós em Pós-Modernismo o Pós em Pós-Colonial?” In: Artafrica [http://www.artafrica.info/novos-pdfs/artigo_22-pt.pdf]. 2010
Barbuy, H. O Brasil vai a Paris em 1889: um lugar na Exposição Universal. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. V. 4, p 221-261, 1996.
Bassie, A. Expressionism. New York: Parkstone International, 2008.
Behr, S. Movimentos da Arte Moderna: Expressionismo. São Paulo: Cosac e Naify, 2000.
Berman. M. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
Blanchard, P; Bancel, N.; Boëtsch, G; Deroo, E. e Lemaire, S. Human Zoos: the Greatest Exotic Shows in the West. Liverpool: Liverpool University Press, 2008.
Clifford, J. Sobre o Surrealismo Etnográfico. In: A experiência etnográfica: Antropologia e Literatura no séc. XX. Org. José Reginaldo Santos Gonçalves. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1998.
Deleuze, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
Gay, P. Modernismo: o fascínio da heresia: de Baudelaire a Beckett e mais um pouco. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Gonçalves, J. R. A Retórica da Perda. Rio de Janeiro: UFRJ/Iphan, 2002.
Guinsburg, J. O Expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002.
Gunning, T. The Cinema of Attractions: Early Film, Its Spectator and the Avant-Garde. In: Elsaesser Early Cinema: Space Frame Narrative. London: British Film Institute, 1990.
____________. An Aesthetic of Astonishment: Early Film and the. (ln)Credulous Spectator. Art and Text, 34, Spring, 1989.
Kracauer, S. De Caligari a Hitler: uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
____________. O Ornamento da Massa. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
Lagrou, E. A Arte do Outro no Surrealismo e Hoje. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n. 29, p. 217-230, jan./jun, 2008.
Lloyd, J. Urban Exoticism in the Cabaret and Circus. In: Lloyd, J. German Expressionism: Primitivism and Modernity. New Haven: Yale University Press, 1991.
Mattos, C. Histórico do Expressionismo. In: Guinsburg, J. O Expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002.
Perry, G. Primitivism and the Modern. In: Harrison, C.; Frascina, F. e Perry, G. Primitivism, Cubism, Abstraction. New Haven and London: Yale University Press, 1993.
Price, S. Arte Primitiva em Centros Civilizados. Rio de Janeiro: Edufrj, 2000.
Recamán, L. Bauhaus: vanguarda e mal-estar da metrópole. In: Almeida J. e Bader, W. Pensamento alemão no século XX. Vol. III. São Paulo: Cosac e Naify, 2013.
Rüth, A. Auf der Suche nach der ursprünglichen Einheit von Mensch und Natur: Eine Untersuchung zum antizivilisatorischen Aspekt im deutschen Expressionismus am Beispiel der Künstlergruppe “Brücke”. Inaugural-Dissertation Doktorgrades der Philosophie an der Ludwig-Maximilians-Universität München, 2008.
Simmel, G. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana. Vol.11, n.2. Rio de Janeiro, 2005.
Simmons, S. Ernst Kirchner's Streetwalkers: Art, Luxury, and Immorality in Berlin, 1913-16. The Art Bulletin, Vol. 82, No. 1, pp. 117-148, 2000.
Schwartz, V. O espectador cinematográfico antes do aparato do cinema: o gosto do público pela realidade na Paris fim de século. In: Charney, L. e Schwartz, V. O Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cossac & Naify, 2004.
Singer, B. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In: Charney, L. e Schwartz, V. O Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cossac & Naify, 2004.
Sanberg, M. Efígie e narrativa: examinando o museu de folclore do século XIX. In: Charney, L. e Schwartz, V. O Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cossac & Naify, 2004.
Soika, A. Ein Südseeinsulaner in Berlin. In: Ausst.-Kat. Saarbrücken, 2005
Stetler, J. Buffalo Bill's Wild West in Germany: A Transnational History. Phd. Disserstation of Philosophy in History. University of Nevada. 2012
Travassos, E. Primitivismo. In: Os mandarins milagrosos: arte e etnografia em Mário deAndrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Funarte; Jorge Zahar, 1997.
Xavier, I. Prefácio à edição brasileira. In: Charney, L. e Schwartz, V. O Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cossac & Naify, 2004.