Imagens da fé na Aldeia Dos Orixás

Autores

  • Rosileide Silva UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2019.n.7.8246

Palavras-chave:

Antropologia Visual, Sagrado, Aldeia dos Orixás.

Resumo

O presente ensaio fotográfico é um desdobramento da pesquisa ‘Ritual e Performance Feminina na Aldeia dos Orixás’, que a partir das interseções entre a Antropologia Visual, Antropologia Ritual e da Performance, analisou a presença e a prática do feminino nos rituais, e a partir das interlocutoras abordou o trânsito de saberes entre gênero, Umbanda e a Universidade. Através da Fotoetnografia que segundo Achutti (2004, p.95), “ajuda a recolher mais rapidamente certos detalhes próprios a rituais ou à cultura material – adornos, vestimentas, ferramentas de trabalho, etc.”, os registros visam refletir sobre os símbolos, seus sentidos e significados para além do que os olhos podem captar. Compreendo que a fotografia produz um recorte temporal (KOSSOY, 1996), capaz de representar a realidade enquanto registro documental e de ser artística ao criar emoções e transmitir ideologias e valores (CAVEDON, 2005). Essa narrativa imagética busca o estabelecimento da relação entre o expectador e os signos do sagrado, para uma interpretação sobre as particularidades captadas durante os rituais.

 

Palavras-chave: Antropologia Visual, Sagrado, Aldeia dos Orixás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosileide Silva, UFAL

Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Alagoas, membro do Laboratório de Antropologia Visual - AVAL, membro do grupo de estudos em Antropologia, Religião e Cura - CURARE.

Referências

ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Tomo Editorial, 2004.

CAVEDON, Neusa Rolita. Fotoetnografia: a união da fotografia com a etnografia no descortinamento dos não ditos organizacionais. Organ. Soc., Salvador , v. 12, n. 35, p. 13-27, Dec. 2005 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302005000400001&lng=en&nrm=iso>. access on 31 July 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302005000400001.

KOSSOY, Boris. A fotografia como fonte histórica: introdução à pesquisa e interpretação das imagens do passado. São Paulo, Museu da Ind. Com. e Tecnologia de São Paulo — SICCT, 1980. p. 29.

Downloads

Publicado

2020-03-27

Edição

Seção

Encarte Visual/Visual notes