Imagens da fé na Aldeia Dos Orixás
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2019.n.7.8246Keywords:
Antropologia Visual, Sagrado, Aldeia dos Orixás.Abstract
O presente ensaio fotográfico é um desdobramento da pesquisa ‘Ritual e Performance Feminina na Aldeia dos Orixás’, que a partir das interseções entre a Antropologia Visual, Antropologia Ritual e da Performance, analisou a presença e a prática do feminino nos rituais, e a partir das interlocutoras abordou o trânsito de saberes entre gênero, Umbanda e a Universidade. Através da Fotoetnografia que segundo Achutti (2004, p.95), “ajuda a recolher mais rapidamente certos detalhes próprios a rituais ou à cultura material – adornos, vestimentas, ferramentas de trabalho, etc.”, os registros visam refletir sobre os símbolos, seus sentidos e significados para além do que os olhos podem captar. Compreendo que a fotografia produz um recorte temporal (KOSSOY, 1996), capaz de representar a realidade enquanto registro documental e de ser artística ao criar emoções e transmitir ideologias e valores (CAVEDON, 2005). Essa narrativa imagética busca o estabelecimento da relação entre o expectador e os signos do sagrado, para uma interpretação sobre as particularidades captadas durante os rituais.
Palavras-chave: Antropologia Visual, Sagrado, Aldeia dos Orixás.
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References
ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Tomo Editorial, 2004.
CAVEDON, Neusa Rolita. Fotoetnografia: a união da fotografia com a etnografia no descortinamento dos não ditos organizacionais. Organ. Soc., Salvador , v. 12, n. 35, p. 13-27, Dec. 2005 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302005000400001&lng=en&nrm=iso>. access on 31 July 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302005000400001.
KOSSOY, Boris. A fotografia como fonte histórica: introdução à pesquisa e interpretação das imagens do passado. São Paulo, Museu da Ind. Com. e Tecnologia de São Paulo — SICCT, 1980. p. 29.