“Pra puxar o jogo...” Jovens e futebol nas periferias de Porto Alegre

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.11797

Keywords:

Juventudes. Futebol. Forma escolar. Periferias.

Abstract

Articulado a pesquisa sobre práticas juvenis em periferias urbanas de Porto Alegre/RS, este artigo traz inferências produzidas no diálogo com jovens integrantes de um time de futebol que, oriundo de um projeto sócio educativo, está vinculado ao campeonato amador da cidade. Procuramos discutir como esses atores experienciavam sua condição juvenil desde o circuito do futebol, uma atividade nem sempre relacionada à expressividade cultural das juventudes. Além de algumas referências no campo da sociologia das juventudes, tomamos as contribuições de Vincent, Lahire e Thin como referência para análise de informações de campo, geradas em observação etnográfica e entrevistas narrativas durante os anos de 2017 e 2018. Nossas incursões indicam que, embora a prática do futebol de várzea tenda a visibilizar especialmente marcadores de socialização adulta, a intrusão de interações pedagogizadas circunstanciava derivas de uma moratória insuficiente, em disputa com os agenciamentos comuns à individuação no futebol.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leandro Rogério Pinheiro, Programa de Pós-Graduação em Educação/FACED/UFRGS

Professor do Programa de PósGraduação em Educação e do Departamento de Estudos Básicos, na Faculdade de Educação/UFRGS. Graduado em Ciências Sociais (PUCRS) e doutor em Educação (UNISINOS). Pesquisador nas áreas de Sociologia das Juventudes e Sociologia da Educação, com atenção especial às práticas de atores sociais em periferias urbanas.

References

ABAD, Miguel. Las políticas de juventud desde la perspectiva de la relación entre convivencia, ciudadanía y nueva condición juvenil. Última Década, n. 16, p. 117-152, mar/2003.

ARRETCHE, Marta (org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: UNESP, 2015.

CAMARANO, Ana Amélia. Transição para a vida adulta ou vida adulta em transição? Rio de Janeiro: Ipea, 2006.

CERTEAU, Michel De. A invenção do cotidiano – 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2011.

CORROCHANO, Maria C. Trabalho e condição juvenil: permanências, mudanças, desafios. In: NOVAES, Regina et al (org.). Agenda juventude Brasil: leituras sobre uma década de mudanças. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016, p. 155-174.

DAMATTA, Roberto. Esporte na sociedade: ensaio sobre o futebol brasileiro. In: . Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982, p. 19-42.

DAMO, Arlei S. A rua e o futebol. In: STIGGER, Marco P. (org.). O esporte na cidade: estudos etnográficos sobre sociabilidades esportivas em espaços urbanos. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2007, p. 51-70.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola? In: . Juventude e ensino médio: sujeitos e currículo em diálogo. Belo Horizonte: UFMG, 2014, p. 101-134.

GASTALDO, Édison. Futebol, mídia e sociabilidade: uma experiência etnográfica. Cadernos IHU Ideias, ano 03, n. 43, p. 01-26, 2005.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 90-113.

MARGULIS, Mario.; URRESTI, Marcelo. La juventud es más que una palabra. Buenos Aires: Biblos, 1996.

MARTUCCELLI, Danilo. ¿Existen individuos en el Sur? Santiago: LOM Ediciones, 2010.

MYSKIW, Mauro. Aqui é a várzea: reflexões sobre a constituição de um circuito de lazer na/da cidade de Porto Alegre. Revista Brasileira Ciências de Esporte, v. 36, n. 02, p. 711-724, abr-jun/2014.

. As ‘tradições varzeanas’ nos ‘times de camisa’: notas etnográficas sobre a circulação de jogadores num circuito de lazer da cidade de Porto Alegre. Licere, v.18, n.03, set/2015.

OBSERVAPOA. Porto Alegre em análise. Séries históricas – Censos Populacionais IBGE. Disponível em: <http://portoalegreemanalise.procempa.com.br>. Acesso em: out. 2019.

REGUILLO, Rossana. Culturas juveniles: formas políticas del desencanto. Buenos Aires: Siglo Veintinuo, 2012.

ROCHA, Ana; ECKERT, Cornélia. A interioridade da experiência temporal do antropólogo como condição da produção etnográfica. Revista de Antropologia, 41(2), 1998.

. Etnografia: saberes e práticas. Pinto, C.; Guazelli, C. (orgs.). Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008, p. 09-24.

SOARES, Antônio J. G. et al. Jogadores de futebol no Brasil: mercado, formação de atletas e escola. Revista Bras. Ciência do Esporte, v. 33, n. 04, p. 905-921, out-dez/2011.

SPOSITO, Marília et al. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educação e Pesquisa, v. 44, e170308, 2018.

SPOSITO, Marília. Juventude e educação: interações entre a educação escolar e a educação não-formal. Educação e Realidade, 33(2), p. 83-98, jul-dez/2008.

(coord.). O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira – Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte: Argumentum, 2009.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, n. 33, p. 07-47, jun/2001.

Published

2021-11-10

Issue

Section

Antropologia da Juventude