Nas topografias de um encontro: movências coletivas de uma tipografia Pataxó

Autores/as

  • Laura Castro Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Carolina Fonseca Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.especial.10481

Palabras clave:

Pataxó. Tipografia. Criação coletiva. Artes Gráficas. Aldeia Kaí.

Resumen

Movendo-se entre uma constelação de encontros, entre professores e estudantes do Ensino Superior e Básico, entre a rede de artistas do coletivo gráfico Sociedade da Prensa e o Colégio Estadual Kijetxawê Zabelê, das comunidades pataxó de Cumuruxatiba e sujeitos vindos de diferentes lugares da Bahia e do Brasil, este artigo se põe a pensar quais terrenos e confluências foram acionados na criação coletiva de uma tipografia pataxó. Denominada pela comunidade de ATXÚHU KAÍ, é um alfabeto pataxó constituído a partir de uma série de carimbos artesanais em madeira, produzidos em encontros de saberes, conduzidos pela professora, artista e coordenadora pedagógica Rita Pataxó. Nos elos entre aldeia, escola indígena e universidade, o texto percorre os vetores de um processo criativo coletivo, em que se descortinam movimentos de uma contra-colonização epistêmica.

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Biografía del autor/a

Laura Castro, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora adjunta no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atua no Bacharelado Interdisciplinar em Artes,  no PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes, do IHAC/UFBA e no Programa de Pós-graduação em Educação e Relações Étnico-raciais (PPGER), da CJA/UFSB. Doutora em Artes Cênicas (UFBA) e mestrado em Literatura e graduação em Letras pela Universidade de Brasília (UnB).

Carolina Fonseca, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora Adjunta da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, onde atua no Laboratório de Design Interlocutório. Doutora e mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e graduação em Design pela Universidade Federal de Uberlândia. 

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Publicado

2021-12-17

Número

Sección

Encontro de Saberes: Transversalidades e Experiências