Encontro de Saberes como espaço de fronteira
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.10711Palabras clave:
Universidade. Saberes tradicionais. Epistemologia.Resumen
Este artigo discute o Projeto Encontro de Saberes, implementado pelo Instituto Nacional de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI) na Universidade de Brasília e em uma rede de universidades parceiras, a partir do conceito de espaço de fronteira. O projeto, que prevê diálogos sistemáticos entre conhecimentos acadêmicos e não acadêmicos através da inclusão de mestres(as) dos saberes tradicionais como docentes universitários, é analisado com o propósito de debater os desafios e potencialidades do diálogo interepistêmico, tendo a sala de aula como espaço fronteiriço. Para tanto, recorro a percepções e cenários extraídos da edição de 2015 da disciplina “Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais”, através de observação direta e análise documental, explorando o potencial emancipatório do encontro entre culturas e epistemes.
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