“Uma revolução interna em movimento” – Olhares sobre as ocupações estudantis no Paraná: dos processos formativos às trajetórias pós-ocupações
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.11802Palabras clave:
jovens-estudantes, ocupações 2016, práticas formativas, ativismo político.Resumen
A partir de análise de entrevistas com estudantes que participaram do movimento de ocupações de escolas em 2016 no estado do Paraná, nosso objetivo é apresentar os processos formativos realizados durante o período em que as escolas paranaenses foram ocupadas, bem como as trajetórias individuais dos estudantes no período pós-ocupações. Para tanto, apresentamos contextualização do maior movimento de ocupações estudantis já ocorrido no Brasil, discussões teóricas sobre processos formativos, as principais ações empreendidas pelos estudantes, e o quanto eles foram afetados por terem participado do movimento. As análises indicam a importância daquela experiência vivida na construção de suas trajetórias, em especial na continuidade de sua formação ao adentrarem no ensino superior, mas também em relação ao engajamento político, tanto de forma direta quanto indireta, revelando as múltiplas dimensões de suas constituições como sujeitos políticos.
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