Palavras rimadas, corpos em cena

Autores/as

  • Jonatha Vasconcelos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.11982

Palabras clave:

Juventudes, Culturas urbanas, Ocupação cultural, Direito à cidade

Resumen

O ensaio visual Palavras rimadas e corpos em cena é resultado de uma imersão etnográfica realizada entre os anos de 2016 e 2018 com o objetivo de compreender as diversas formas de performatizar a reivindicação do direito à cidade em Sergipe por jovens que promoviam ocupações culturais em espaços públicos. Nesse período, momento de transição entre uma pesquisa de dissertação (SANTOS, 2017) e o início do curso de doutorado em Sociologia, foi identificado, inicialmente em Aracaju que é a capital de Sergipe, um processo intenso de replicação das ocupações culturais. Em diversos pontos da capital e, posteriormente, no interior do estado, jovens utilizavam a ocupação cultural como um modus operandi para a reivindicação do direito à cidade. Entre os diversos perfis de jovens que mobilizaram esse repertório de ação coletiva estão aqueles que classificamos como periféricos, foco do presente ensaio.

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Biografía del autor/a

Jonatha Vasconcelos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante e pesquisador associado do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP-UFS). Atualmente realiza especialização em ensino de sociologia no ensino médio pela Universidade Federal da Bahia. Participou de pesquisa sobre patrimônio imaterial em pesquisa coordenada pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Sergipe.

Citas

Santos, Jonatha Vasconcelos. “As manifestações de junho pra gente não acabou”: um estudo sobre as formas de contestação no Coletivo Debaixo em Aracaju. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Federal de Sergipe, 2017.

Publicado

2021-11-10

Número

Sección

Encarte Visual/Visual notes