Ô Deus, Salve o Oratório! Altares domésticos: uma análise antropológica do sagrado no bairro Nossa Senhora das Dores em União dos Palmares - Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2022.n.12.13279Palabras clave:
Altares domésticos, Objetos de coleções, Estéticas próprias, Memória, Relações sociaisResumen
Esta narrativa fotográfica é parte de uma pesquisa etnográfica realizada entre os meses de junho de 2020 a novembro de 2021, no bairro Nossa Senhora das Dores, no município de União dos Palmares, no Estado de Alagoas, Brasil. Ela faz parte do material utilizado para dar subsídio a minha dissertação de mestrado.
Seguindo a argumentação de Vincenzo Padiglione (2012) e de Rafael de Oliveira Rodrigues (2018) sobre os diferentes tipos de escrita museográfica, tomei como princípio o fato de que as imagens compõem uma narrativa, semelhante a um texto escrito, o qual pode ser lido de diferentes formas pelos leitores.
Focando mais especificamente nas imagens, elas discorrem sobre como um grupo de moradoras do bairro se relacionam com uma serie de objetos religiosos, produzindo uma pluralidade de significados de memória, conservação, colecionamento e, principalmente, de formas de se relacionar com o divino. As fotos selecionadas para compor este ensaio evidenciam, além das diversas formas de disposição dos altares domésticos, as diferentes formas locais de colecionamento e de estéticas que não se guiam pelas regras hegemônicas e oficiais no tratamento dos objetos de coleções.
Ao realizar as fotografias, procurei apresentar o cotidiano de minhas interlocutoras de pesquisa, refletindo que a estilística do modo como as imagens estão dispostas tem um sentido particular para as donas de cada um dos altares religiosos, seguindo uma sequência alinhada, uma ordem e um circuito expositivo dentro de cada um dos espaços das casas em que pude realizar minha pesquisa. Estes dispositivos revelam a dinâmica domiciliar, integrando o sagrado e o ordinário através de uma narrativa visual, que escreve a história de cada uma das famílias com quem pude interagir no desenvolvimento da minha pesquisa.
Descargas
Citas
PADIGLIONE, Vincenzo. O lugar onde todas as palavras se concretizam: cinco presenças da escrita em pequenos museus etnográficos. In CASTELLS, Alicia; NARDI, Letícia. Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012, p. 33 - 47.
RODRIGUES, Rafael de Oliveira. Escrita e Projeto Museológico: uma análise a partir do Museo Nazionale Preistorico Etnografico Luigi Pigorini di Roma. Ilha revista de Antropologia, Florianópolis, v. 20, n. 2, 2018, p. 133-153.