Devolver a Imagem: a fotografia como ato etnográfico

Autores/as

  • Alexsânder Nakaóka Elias Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2017.n.3.3419

Palabras clave:

Fotografia, etnografia, coprodução, devolver a imagem, memória

Resumen

A proposta deste artigo é demonstrar a centralidade da fotografia na pesquisa etnográfica por mim realizada junto à escola budista Honmon Butsuryu-shu (HBS), de origem japonesa e presente no Brasil desde 1908. O intuito consiste em elucidar que o ato fotográfico, mais do que um mero instrumento de pesquisa, permeou a minha relação com a referida comunidade durante todas as inserções em campo, enfatizando a importância das imagens produzidas, tanto para o antropólogo quanto para o grupo estudado. Aqui, busco problematizar a noção de autoria e posse das fotografias, percebendo que tais imagens foram “construídas” (con)juntamente com a HBS em uma relação de coprodução, ressaltando, ainda, o seu poder (re)memorativo e a necessidade de “devolver a imagem”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexsânder Nakaóka Elias, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Alexsânder Nakaóka Elias é jornalista, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Multimeios (Fotografia e Cinema), do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, com auxílio de bolsa FAPESP. Atualmente, é doutorando em Antropologia Social pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp (também com auxílio de bolsa FAPESP), estudando temas relacionados com imagem, antropologia da imagem, religião, simbolismo, rituais, narrativas visuais e verbais e cultura oriental. Tem um grande interesse pelo estudo das linguagens imagéticas, em especial pela fotografia e pelo cinema. É membro do Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem (LA'GRIMA) e do Grupo de Estudos Visuais e Urbanos da Unifesp (Visurb), ambos reconhecidos pelo CNPQ. 

Citas

BARBOSA, Andrea. Significados e sentidos em textos e imagens. In: BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar Teodoro da; HIKIJI, Rose Satiko (org.). Imagem-conhecimento. Campinas: Papirus, 2009, p. 71-84.

BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. Concinnitas, v. 01, ano 06, n. 08, p. 64-78, 2005.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999 [original francês: 1939].

BOBBIO, Norberto. O Tempo da Memória. De senectute e outros escritos autobiográficos. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Escrito com o olho. Revista de Antropologia Visual, v. 1, n. set/out, p. 1-27, 2005.

COPQUE, Bárbara. Fotografar: expor (e se expor) – a utilização da fotografia no contexto da violência. In: CAIUBY NOVAES, Sylvia (org.). Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: EdUSP, 2015, p. 71-92.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a Imagem. São Paulo: Autentica, 2015, p. 205-226.

DUBOIS, 1994. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. Campinas: Papirus, 1994.

GELL, Alfred. Art and Agency: An Anthropological Theory. Oxford: Clarendon, 1998.

GOODY, Jack. Domesticação do Pensamento Selvagem. Lisboa: Presença, 1988.

INGOLD, Tim. Making: Anthropology, Archaeology, Art and Architecture. Londres: Routledge, 2013.

KIM, Joon Ho. O rúgbi em cadeira de rodas: um breve ensaio sobre a (des)construção da imagem da deficiência física. In: CAIUBY NOVAES, Sylvia (org.). Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: EdUSP, 2015, 43-70.

LÉVI-STRAUSS, C. O Pensamento Selvagem. Campinas: Papirus, 2006 [original francês: 1962].

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do pacifico ocidental: Um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1976 [original inglês: 1922].

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. São Paulo: Edições 70: 1988 [original francês: 1925]

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora Unicamp, 2004.

SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Editora Senac e Editora Hucitec, 2005.

SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.

_______________. Os riscos do texto e da imagem: Em torno de Balinese Character (1942) de Gregory Bateson e Margaret Mead. Significação. Revista Brasileira de Semiótica, n. 14, p. 63-88, 2000.

_______________. Ver e Dizer na tradição etnográfica. Bronislaw Malinowski e a Fotografia. Horizontes Antropológicos, ano 01, n. 02, jul./set, p. 23-60, 1995.

Publicado

2018-03-27

Número

Sección

Antropologia e Imagem: Produções, Acervos e Coleções Etnográficas