Aspectos da religiosidade do povo indígena Xakriabá

Autores/as

  • Heiberle Hirsgberg Horacio Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2018.n.4.4222

Palabras clave:

Xakriabá, indígenas, religiosidade

Resumen

Este artigo aponta alguns aspectos da religiosidade do povo indígena Xakriabá, e algumas possibilidades para reflexões sobre as dinâmicas da religiosidade desse povo indígena, que faz parte da família linguística Jê – Akwên - embora atualmente seja falante do português -, habita a microrregião do Vale do Peruaçu, no Alto Médio São Francisco, vivendo na margem esquerda do rio, entre os biomas da caatinga e do cerrado.  Este artigo procura atingir seus objetivos amparado em etnografias de rituais do povo indígena Xakriabá, articuladas a alguns aportes da etnologia indígena e com as pesquisas sobre esse povo indígena.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heiberle Hirsgberg Horacio, Universidade Estadual de Montes Claros

Pós-Doutorado em Ciências Sociais- Universidade Federal de Juiz de Fora, doutor e mestre em Ciência da Religião, área Ciências Sociais da Religião - UFJF. Especialista em Filosofia (UFOP); Graduado em Filosofia (UFSJ). Professor efeitvo do Depto de Filosofia e coordenador do curso de Ciências da Religião da Universidade Estadual de Montes Claros

Citas

ALBERT, Bruce. A fumaça do metal. Anuário antropológico/89. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992, p.151-189.

ARRUTI, José Maurício. A Produção da Alteridade: O Toré e as conversões Missionárias e Indígenas. In: MONTEIRO, Paula (Org.). O Deus na Aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Globo, 2006.

BATESON, Gregory. Naven: um exame dos problemas sugeridos por um retrato compósito da cultura de uma tribo da Nova Guiné, desenhado a partir de três perspectivas. 2.ed. São Paulo: Ed.da Universidade de São Paulo, 2008.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os deuses do povo. São Paulo: Brasiliense, 1980.

CARVALHO, Maria Rosário G. de. Os Pataxó de Barra Velha: Seu Subsistema Econômico. Dissertação de mestrado em Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1977.

COSTA E SANTOS, Rafael Barbi. A Cultura, O Segredo e o Índio: diferença e cosmologia entre os Xakriabá de São João das Missões/MG, Dissertação de mestrado em Antropologia Social – Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

DROOGERS, André. A Religiosidade Mínima Brasileira. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 14/2, pp. 62-86, 1987.

FERNANDES, Rubens César. Os cavaleiros do Bom Jesus: uma introdução às religiões populares. São Paulo: Brasiliense, 1982.

FILHO BITTENCOURT, José. Matriz religiosa brasileira: religião e mudança social. Petrópolis/RJ: Vozes/Kainonia, 2003.

GENNEP, Arnold van. Os ritos de passagem. Petrópolis: Vozes, 1978

GRÜNEWALD, Rodrigo. Os Índios do Descobrimento: Tradição e Turismo. Tese de doutorado, UFRJ/MN/PPGAS, Rio de Janeiro, 1999.

LEACH, E. R. Repensando a antropologia. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LEACH, E. Ritualization in man in relation to conceptual and social development. In: LESSA, W. & VOGT, E. (org.). Reader in comparative religion. New York: Harper and How, 1972.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

______________________ . Antropologia estrutural II. Editora Tempo Brasileiro, 1993.

______________________. “Finale”. In: O homem nu. (Mitológicas v.4). São Paulo: Cosac & Naify, 2011.

MONTERO, Paula. (Org.). O Deus na Aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Globo, 2006.

OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. Uma etnologia dos “índios misturados”? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. In: Mana – Estudos de Antropologia Social. vol. 4 n.1. pp. 47-77, 1988.

____________ A Viagem da Volta: Reelaboração Cultural e Horizonte Político dos Povos Indígenas do Nordeste. In: Atlas das Terras Indígenas/Nordeste. Rio de Janeiro: PETI/ Museu Nacional/UFRJ. pp. V-VIII, 1994.

OLIVEIRA, Alessandro Roberto de. Política e Políticos Indígenas: a experiência Xakriabá. Dissertação de mestrado em Antropologia ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília, 2008.

PARAÍSO, Maria Hilda. Identidade Étnica dos Xakriabá. Brasília: FUNAI, 1987.

PARAÍSO, Maria Hilda. Memória, sentimento e religião entre os Xakriabá do Norte de Minas Gerais. In: MONTENEGRO, Antônio T. REZENDE, Antônio P. (Orgs.) História, cultura e sentimentos: outras histórias do Brasil. Ed.UFMT. Ed.Universitária UFPE, 2008.

PEIRANO, Mariza. Rituais ontem e hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

PISSOLATO, Elizabeth de Paula. Tradições indígenas nos censos brasileiros – questões em torno do reconhecimento indígena e da relação entre indígenas e religião. In: TEIXEIRA, F. MENEZES, R. (Orgs). Religiões em movimento: o censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013.

QUEIROZ, Ruben Caixeta de. A saga de Ewká: epidemias e evangelização entre os Waiwai. In: WRIGHT, Robin M (org.). Transformando os Deuses. Os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

RIVIÈRE, Peter. O Indivíduo e a Sociedade na Guiana: um estudo comparativo sobre a Organização Social Ameríndia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

SANTOS, Ana Flávia Moreira. Do terreno dos caboclos do Sr. São João à Terra indígena Xakriabá: as circunstâncias da formação de um povo. Um estudo sobre a construção social de fronteiras. Dissertação de mestrado em Antropologia ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília, 1997.

SILVA, Cássio Alexandre da. A natureza de um território no sertão do Norte de Minas: a ação terrotoriar dos Xakriabá. Tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia, UFU, 2014.

SILVA, Rogério Correa da. Circulando com os meninos: infância, participação e aprendizagens de meninos indígenas Xakriabá. Tese de doutorado à Faculdade de Educação da UFMG, 2011.

SOUZA, Fabiano José Alves. Os Pataxó em morros brutos e terras fanosas: Descortinando o movimento das puxadas de rama. Tese de doutorado Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, UFSC, 2015.

TAMBIAH, Stanley Jeyaraja. Culture, thought, and social action: an anthropological perspective. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1985.

TASSINARI, Antonella. Xamanismo e catolicismo entre as famílias caripunas do Rio Curipi. WRIGHT, Robin M (org.). Transformando os Deuses. Os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

TEIXEIRA, Isis Aline V. Conhecendo a Vida das Mulheres Xakriabá: Gênero e Participação. Dissertação de mestrado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, 2008.

TURNER, Terence. Da cosmologia à história: resistência, adaptação e consciência social entre os Kayapó. In: Revista Cadernos de Campo. vol. 1. n. 1, pp.68-85, 1991.

TURNER, Victor. Floresta de símbolos – aspectos do ritual Ndembu. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2005.

TURNER, Victor. O processo ritual – estrutura e anti- estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

VIEGAS, Susana de Matos. Socialidades Tupi. Identidades e experiência vivida entre índios-caboclos (Bahia/Brasil). Tese de doutorado à Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Coimbra, 2003.

VILAÇA, Aparecida. Cristãos sem fé: alguns aspectos da conversão dos Wari (Pakaa Nova). In WRIGHT, Robin (org.). Transformando os Deuses: Os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

____________ Conversão, predação e perspectiva. Mana 14(1), pp. 173-204, 2008.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Etnologia brasileira. In: MICELLI, S. (org.), O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). Volume I: Antropologia. São Paulo: Editora Sumaré, 1999.

____________ A Inconstância da Alma Selvagem. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

WRIGHT, Robin, M (org.). Transformando os Deuses. Os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

Publicado

2018-07-11

Número

Sección

Etnologia Indígena: Interfaces e diálogos do conhecimento