Um brinde ao Diderot: cultura, imaginário urbano e publicidades de cerveja

Autores/as

  • Marina Frid Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • William Corbo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2018.n.5.5534

Palabras clave:

Antropologia do Consumo, Narrativa Publicitária, Sistemas Simbólicos

Resumen

Este artigo analisa publicidades de cerveja como sistemas de classificação que aproximam e distanciam bens e pessoas, delimitam espaços sociais e produzem significados. Para tanto, examina os anúncios de duas marcas com perspectivas distintas: a Antarctica e a Heineken. Com atuação no mercado nacional, sobretudo no Rio de Janeiro, a Antarctica se apropria de elementos da cultura brasileira e do imaginário carioca para dialogar com um público “local”. Por outro lado, a Heineken apresenta um universo impessoal e cosmopolita para circular em diferentes contextos urbanos e atingir um público “global”. O estudo comparativo desses dois casos demostra como a publicidade constrói representações do consumo de cerveja através de vinculações da bebida com certos temas, espaços, experiências, objetos, isto é, “unidades Diderot” (McCracken, 2003).

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Biografía del autor/a

Marina Frid, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisadora de pós-doutorado (PDR Nota 10 FAPERJ) no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Doutora e mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio, com estágios na School of History and Cultures da Universidade de Birmingham, Reino Unido, e no Departamento de Modern Culture and Media da Brown University, EUA. Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ. É autora do livro “O paraíso do consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines”, com Everardo Rocha e William Corbo. Também organizou com Everardo Rocha a coletânea “Os antropólogos: de Edward Tylor à Pierre Clastres”.

William Corbo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Doutor e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. É autor do livro “O Paraíso do Consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines” (Mauad, 2016), com Everardo Rocha e Marina Frid. Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: antropologia do consumo; narrativa publicitária; história do consumo; cultura brasileira.

Citas

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Publicado

2019-04-17

Número

Sección

Cidades Comparadas: Estudos em Contextos Urbanos Contemporâneos