Pedagogias do vento
DOI :
https://doi.org/10.28998/rm.2020.n.9.10898Mots-clés :
cinema documentário, saberes tradicionais, quilombos, UmbandaRésumé
O artigo discute os processos de feitura do filme Nas giras do vento, criado no âmbito da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG, de modo compartilhado com a mestra Maria Luiza Marcelino, que ministrou, em 2017, a disciplina “Confluências quilombolas contra a colonização”. Trata-se de enfatizar o deslocamento do cinema para um contexto pedagógico, no qual o aprendizado de alunos, alunas e professores da universidade se encontra com a experiência de elaboração da história a partir da cosmologia afro-brasileira ligada a Umbanda, em um quilombo em Ubá, Minas Gerais. O artigo descreve os processos (nada lineares) que tornam o filme uma experiência multifacetada: sua inscrição nas imagens deixa traços de um trabalho que vem de longe, que o vento anuncia, transporta, transtorna, ensina e prossegue.