Viver o e Estar no território: Trajetória familiar, mobilidade e territorialidade entre os Xakriabá (MG)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/rm.2020.n.8.9528

Mots-clés :

Xakriabá. Trajetória familiar, Mobilidade, Territorialidade, Identidade.

Résumé

O artigo pretende analisar as relações entre mobilidade e territorialidade e suas implicações com o ser xakriabá. Toma-se como objeto as narrativas sobre a trajetória de uma família extensa. A luta pela terra e pela afirmação identitária, entrelaçada a uma abordagem biográfica, recuperam o vínculo dos parentes com o território, os movimentos de idas e vindas em busca de trabalho e o retorno/volta à terra de origem. A análise é guiada pelos conceitos êmicos estar no e viver o território.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALARCON, D. The return of relatives: processes of mobilisation and village construction among the Tupinambá of Serra do Padeiro, southern Bahia, Brazil. Vibrant, Vol. 15, no. 2. 2018.

BARRETO FILHO, H. Invenção ou renascimento? Gênese de uma sociedade indígena contemporânea no Nordeste. In: João Pacheco de Oliveira (org.). A Viagem da Volta: Etnicidade, Política e Reelaboração Cultural no Nordeste Indígena. Rio de Janeiro: Contra Capa. 1999.

CORRÊA XAKRIABÁ, C. O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada. Dissertação de mestrado MESPT. UnB. 2018

ESCOBAR, S. Os projetos sociais do povo indígena Xakriabá e a participação dos sujeitos: entre o “desenho da mente”, a “tinta no papel” e a “mão na massa”. Tese de doutorado em Educação. UFMG. 2012

GERKEN, C; GALVÃO, A; DIAS, F. Práticas Culturais e Jogos de Linguagem entre os Povos Xariabá. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 2, 2019.

GOMES, A. O processo de escolarização entre os Xakriabá: explorando alternativas de analise na antropologia da educação. Revista Brasileira de Educação, v. 11. 2006.

GOMES, A.; TEIXEIRA, I. A escola indígena tem gênero? Explorações a partir da vida das mulheres e professoras Xakriabá. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v.7, número especial. 2012.

GOMES, A.; SILVA, R..; SANTOS, R., Escola, infância e juventude entre os Xakriabá: breve retrato de um povo indígena recentemente escolarizado. In: EITERER, C. L.; LUZ, I. (Org.). Sujeitos da educação: diversidade, direitos e participação política. Belo Horizonte: Mazza. 2013.

GOMES, A.; MIRANDA, S. A Formação de professores indígenas na UFMG e os dilemas das ‘culturas’ entre os Xakriabá e os Pataxó. In: CUNHA, M. C.; CESARINO, P.N. Políticas Culturais e povos indígenas. São Paulo; Cultura Acadêmica. 2014.

JARDIM, A. Trajetórias e narrativas de dois estudantes-pesquisadores xakriabá.Trabalho de Conclusão de Curso em Antropologia. UFMG, Belo Horizonte.2016

JARDIM, A. "Nós temos urgência em recuperar nossos 're' positivos, de REaver as nossas REtomadas, de REpensar a sustentação da vida, de reconexão com as nossas identidades" - Entrevista com a liderança Célia Xakriabá. REVISTA TRÊS [...] PONTOS (UFMG), v. 16, 2019.

LOPES, L. Loas e versos Xakriabá: tradição e oralidade. Trabalho de Conclusão de Curso FIEI. UFMG, Belo Horizonte. 2016

MONTE-MÓR, R; MAGALHÃES, F; DINIZ, S. Economia e etnodesenvolvimento no Território Indígena Xakriabá, MG. XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP. Caxambu, 2006.

MURA, C. “Todo mistério tem dono!”: ritual, política e tradição de conhecimento entre os Pankararu. Rio de Janeiro: Contra Capa. 2013

NUNES, C. Quando pinta o corpo, pinta o espírito: a pintura corporal e a espiritualidade entre os Xakriabá de São João das Missões. Trabalho de Conclusão de Curso FIEI. UFMG, Belo Horizonte. 2013

OLIVEIRA, A. História da escrita e do ensino da escrita entre o povo Xakriabá. Trabalho de Conclusão de Curso FIEI. UFMG, Belo Horizonte. 2016

PACHECO DE OLIVEIRA, J. A Viagem de Volta: Etnicidade, Política e Reelaboração Cultural no Nordeste Indígena. Rio de Janeiro: Contra Capa. 1999.

PACHECO DE OLIVEIRA, J. Uma etnologia dos "índios misturados"? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. In: Mana, vol. 4, no. 1, 1998.

PEREIRA, V. A Circulação da cultura na escola Xakriabá. Universidade Federal de Minas Gerais. Tese de doutorado em Educação. UFMG. 2013.

SANTOS, A. Do terreno dos caboclos de São João das Missões à Terra Indígena Xakriabá: as circunstâncias da formação de um povo. Dissertação de mestrado em Antropologia. UnB. 1997.

SANTOS, A. Xakriabá: Identidade e História. Relatório de Pesquisa. Série Antropologia. DAN, UnB. Número167. 1994.

SANTOS, M. Práticas Instituintes de Gestão das escolas Xakriabá. Dissertação de Mestrado em Educação. UFMG. 2006

SANTOS, R. Sobre cultura e segredo entre os Xakriabá de São João das Missões/MG. Cadernos de Campo, São Paulo, n.2. 2014

Téléchargements

Publié-e

2020-10-21

Numéro

Rubrique

Processos identitários, territórios e tradições de conhecimento