O retorno dos antigos: compartilhamento do acervo fotográfico de Renato Delarole com os Asuriní do Xingu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2017.n.3.3446

Palavras-chave:

Asuriní do Xingu, Fotografia, Renato Delarole, Compartilhar

Resumo

Este paper discute a experiência de compartilhamento do acervo integral de fotografias de Renato Delarole - produzido entre os Asuriní em fins dos anos 1970 e início dos 1980 – com os Asuriní contemporâneos. De início pretende-se explorar metodologicamente a construção do encontro etnográfico com os Asuriní em torno do compartilhar imagens para, na sequência, dar atenção à recepção asuriní às imagens, momento em que serão abordados os jogos de ver e lembrar os parentes falecidos via fotografias. Diante das imagens dos antigos, os parentes são identificados e suas memórias, evocadas, o que coloca em evidência as tramas do parentesco e os vínculos de pertencimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Martins Villela, Universidade de São Paulo

Mestrado em Artes- IA/ UNICAMP- 2009

Doutorado em Antropologia Social- FFLCH/ USP- 2015

Referências

BRUNO, Fabiana. Fotobiografia. Por uma metodologia estética em antropologia. 2009. Tese (Doutorado em Multimeios) - Programa de Pós-Graduação em Multimeios, Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

BUENO, Ana Cecilia Venci. Fios de memórias. Um estudo sobre parentesco e história a partir da construção da genealogia manoki (irantxe). 2015. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.

COLLIER, John. Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa. São Paulo: EPU/Edusp, 1973.

CUNHA, Edgar Barbosa; FERRAZ, Ana Lúcia.; HIKIJI, Rose Satiko. O vídeo e o encontro etnográfico. Cadernos de Campo, v. 15, n. 14/15, p. 287-297, 2006.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução de Marina Appenzeller. 14ª. edição. Campinas: Editora Papirus, 2014[1990].

GELL, Alfred. Art and agency: an anthropological theory. Oxford: Clarendon Press, 1998.

MARESCA, Sylvain. La photographie – Un miroir des sciences sociales. Paris: L’Harmattan, 1996.

MOREIRA LEITE, Miriam. Retratos de família. 3ª edição. São Paulo: Edusp, 2001 [1993].

MÜLLER, Regina. Tayngava, a noção de representação na arte gráfica Asuriní do Xingu. In: VIDAL, L. (Org). Grafismo Indígena - Estudos de Antropologia Estética. São Paulo: Edusp, 1992, p. 231-248.

______. Asuriní do Xingu, história e arte. 2a. edição. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

______. As crianças no processo de recuperação demográfica dos Asuriní do Xingu. In: Lopes da Silva, A.; Macedo, A. V.; Nunes, A. (Orgs). Crianças Indígenas, ensaios antropológicos. São Paulo: Global Editora, 2002. p. 188-209.

SOUZA, Maria Luiza Rodrigues. Nomes e história do contato entre os Asuriní do Xingu. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1994.

VERNANT, Jean- Pierre. Mito e Pensamento entre os Gregos. Tradução de Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1990[1973].

Downloads

Publicado

2018-03-27

Edição

Seção

Antropologia e Imagem: Produções, Acervos e Coleções Etnográficas