A SUSTENTABILIDADE COMO PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS APLICADAS EM UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE

Autores

  • Bárbara Magalhães Simionatto Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Sustentável, Compostagem, Escola Sustentável

Resumo

Este trabalho tem como objeto identificar e estimar a quantidade resíduos sólidos orgânicos gerados em escolas no munícipio de Delmiro Gouveia no estado de Alagoas, a fim de propor melhoria de maneira sustentável no gerenciamento desses resíduos.  Através de entrevistas e coleta de dados, foi possível levantar informações sobre a produção de resíduos sólidos orgânicos das escolas em estudo, onde estimou-se cerca de 0,672 m³ de resíduo produzido mensalmente por ambas instituições de ensino. Os resultados mostraram que de forma sustentável é possível reutilizar esses resíduos através de composteiras que podem ser construídas e implantadas na própria escola. E, ainda, o composto final pode ser utilizado para o plantio de vegetação rasteira no local, transformando em um sistema integrado de resíduos sólidos orgânicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Magalhães Simionatto, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Ex-Integrante do grupo PET Engenharias (Programa de Educação Tutorial MEC/SESu). Membro-Fundador, e Ex-Coordenadora de Comunicação e Marketing do Centro Acadêmico de Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Ex-Integrante do Diretório Central dos Estudantes Quilombo dos Palmares da Univerisadade Federal do Estado de Alagoas. Bolsista de Intercâmbio Internacional pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Banco Santander. Ex-Estudante de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (MEX). Ex-estagiária de Engenharia Civil do Grupo Velas (MEX), com ênfase em Construção Civil. Pesquisadora do GPGS - Grupo de Pesquisa de Geotecnia e Saneamento, da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Política Nacional dos Resíduos Sólidos- PNRS. Brasília,DF, 2012.

BRASIL, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Brasília, DF, 1998.

GODOY, João Carlos. Compostagem. [online] Disponível em www.biomater.com.br. Acesso em 25 maio. 2018.

MEIRA, A. M; CAZZONATTO A. C.; SOAREZ C. A.; Manual básico de compostagem – Conhecendo os Resíduos. Piracicaba – SP. USP. 2003.

PIMENTA, A. F.; MARQUES V. da C.; Junior, I. T.; BOSCO, T. C. D; BERTOZZI, J.; Micichels, R. N. “Resíduos Sólidos: temperatura e redução de massa e volume em processo de compostagem de resíduos orgânicos domiciliares e poda de árvores”. Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, Brasília, 2-5 . 2016.

Downloads

Publicado

2019-05-21

Edição

Seção

Artigos