A SUSTENTABILIDADE COMO PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS APLICADAS EM UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE
Palavras-chave:
Sustentável, Compostagem, Escola SustentávelResumo
Este trabalho tem como objeto identificar e estimar a quantidade resíduos sólidos orgânicos gerados em escolas no munícipio de Delmiro Gouveia no estado de Alagoas, a fim de propor melhoria de maneira sustentável no gerenciamento desses resíduos. Através de entrevistas e coleta de dados, foi possível levantar informações sobre a produção de resíduos sólidos orgânicos das escolas em estudo, onde estimou-se cerca de 0,672 m³ de resíduo produzido mensalmente por ambas instituições de ensino. Os resultados mostraram que de forma sustentável é possível reutilizar esses resíduos através de composteiras que podem ser construídas e implantadas na própria escola. E, ainda, o composto final pode ser utilizado para o plantio de vegetação rasteira no local, transformando em um sistema integrado de resíduos sólidos orgânicos.Downloads
Referências
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Política Nacional dos Resíduos Sólidos- PNRS. Brasília,DF, 2012.
BRASIL, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Brasília, DF, 1998.
GODOY, João Carlos. Compostagem. [online] Disponível em www.biomater.com.br. Acesso em 25 maio. 2018.
MEIRA, A. M; CAZZONATTO A. C.; SOAREZ C. A.; Manual básico de compostagem – Conhecendo os Resíduos. Piracicaba – SP. USP. 2003.
PIMENTA, A. F.; MARQUES V. da C.; Junior, I. T.; BOSCO, T. C. D; BERTOZZI, J.; Micichels, R. N. “Resíduos Sólidos: temperatura e redução de massa e volume em processo de compostagem de resíduos orgânicos domiciliares e poda de árvores”. Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, Brasília, 2-5 . 2016.