A SUSTENTABILIDADE COMO PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS APLICADAS EM UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE

Autores/as

  • Bárbara Magalhães Simionatto Universidade Federal de Alagoas

Palabras clave:

Sustentável, Compostagem, Escola Sustentável

Resumen

Este trabalho tem como objeto identificar e estimar a quantidade resíduos sólidos orgânicos gerados em escolas no munícipio de Delmiro Gouveia no estado de Alagoas, a fim de propor melhoria de maneira sustentável no gerenciamento desses resíduos.  Através de entrevistas e coleta de dados, foi possível levantar informações sobre a produção de resíduos sólidos orgânicos das escolas em estudo, onde estimou-se cerca de 0,672 m³ de resíduo produzido mensalmente por ambas instituições de ensino. Os resultados mostraram que de forma sustentável é possível reutilizar esses resíduos através de composteiras que podem ser construídas e implantadas na própria escola. E, ainda, o composto final pode ser utilizado para o plantio de vegetação rasteira no local, transformando em um sistema integrado de resíduos sólidos orgânicos.

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Biografía del autor/a

Bárbara Magalhães Simionatto, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Ex-Integrante do grupo PET Engenharias (Programa de Educação Tutorial MEC/SESu). Membro-Fundador, e Ex-Coordenadora de Comunicação e Marketing do Centro Acadêmico de Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Ex-Integrante do Diretório Central dos Estudantes Quilombo dos Palmares da Univerisadade Federal do Estado de Alagoas. Bolsista de Intercâmbio Internacional pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Banco Santander. Ex-Estudante de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (MEX). Ex-estagiária de Engenharia Civil do Grupo Velas (MEX), com ênfase em Construção Civil. Pesquisadora do GPGS - Grupo de Pesquisa de Geotecnia e Saneamento, da Universidade Federal de Alagoas.

Citas

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Publicado

2019-05-21