PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES EM ESCOLAS DE SÃO SEBASTIÃO/AL

Autores/as

  • José Wilton dos Santos Pacheco Lima Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Palabras clave:

Programa Novo Mais Educação, Percepções, Instituições.

Resumen

A proposta do Programa Novo Mais Educação (PNME) foi abraçada por diversas instituições de Ensino Fundamental no Brasil. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo analisar algumas perspectivas e as dificuldades que se fazem presentes nas escolas do município de São Sebastião, Alagoas, frente ao PNME. A metodologia utilizada é a de caráter exploratório, por dados coletados através de entrevistas aplicadas à coordenação técnica e à direção e coordenação escolar, juntamente com um dos mediadores de uma das escolas estudadas, buscando as percepções destes que foram contemplados com as ações desse Programa. Pode-se dizer que, mesmo atuando de forma breve, o Programa conseguiu oferecer outras possibilidades, tanto para o enriquecimento cognitivo como também social da vida dentro e fora da escola ao maior personagem desse cenário educativo, os alunos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL, Portaria nº 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=49131-port-1144mais-educ-pdf&category_slug=outubro-2016-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 16 de ago. de 2019.

BRASIL. Territórios Educativos para Educação Integral. (Série Cadernos Pedagógicos). Brasília, MEC: 2014c. Disponível em: http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/pme/territorios_educativos_educacao_integral.pdf . Acesso em 13 de ago. de 2019.

GARCIA, C.M. Formação de Professores. Para uma mudança educativa Porto. Porto Editora, 1999. Disponível em: https://abenfisio.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Formacao-de-professores-para-uma-mudan%C3%A7a-educativa.pdf . Acesso em: 28 de set. de 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao-cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas-2002./view . Acesso em: 29 de ago. de 2019.

Leclerc, G. F. E.; Moll, J. Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da Educação Integral e em tempo integral. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 45, p. 91-110, jul./set. 2012.

Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n45/07.pdf . Acesso em: 28 de set. de 2019.

LUCKESI, Cipriano C. Educação, Ludicidade e Prevenção das Neuroses Futuras: uma Proposta Pedagógica a partir da Biossíntese. Ludopedagogia, Salvador, BA: UFBA/ FACED/PPGE, v. 1, p. 9-42, 2000.

Publicado

2021-02-08