A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA CAPOEIRA – UMA ANÁLISE DA CAPOEIRA NA REGIÃO DO MÉDIO SERTÃO DE ALAGOAS

Autores/as

  • Cosme Avelina UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS SERTÃO

Palabras clave:

Organização espacial, Meio técnico-científico-informacional, Capoeira, Médio Sertão de Alagoas.

Resumen

A Geografia que se desenvolveu a partir da década de 1970 é encadeada por pensamento mais críticos a respeito do espaço e sua organização, sendo aplicado em sua análise o estudo do fenômeno espacial a partir do método materialista histórico-dialético provido do Marxismo. Também, neste período, ocorreu o surgimento do interesse pela Geografia Cultural, que começou a se desenvolver nas pesquisas da Geografia humanística, buscando valorizar as ligações simbólica, afetiva e de identidade dos grupos culturais com o espaço. Dessa maneira, a presente pesquisa busca realizar uma análise crítica da organização espacial da capoeira em seu contexto histórico, fazendo uso da categoria de análise geográfica do território. Assim, o objetivo consiste em apontar as principais mudanças na organização da prática de capoeira no território brasileiro ao longo do século XX, adjunto de reflexões conceituais do meio técnico-cientifico-informacional e a globalização. São utilizadas pesquisas especializadas na temática, tais como as de Santos (1994; 2001; 2006) e Reis (1993), entre outras fontes. No último tópico, trabalhamos resultados coletados em campo no território do Médio Sertão de Alagoas, onde é observado o movimento dos praticantes de capoeira em resistência às contradições sociais e étnicos/raciais do território em que habitam.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cosme Avelina, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS SERTÃO

Graduando pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão, no curso de Licenciatura em Geografia, desde 2016, finalizando o ultimo perído da graduação presencial. Integrante do grupo de estudos GESN e de pesquisa GEPAT.

Citas

ACCL. Associação Cultural de Capoeira Liberdade http://www.capoeiraliberdade.net.br/. Acessado no dia 14/08/2019.

ALAGOAS. Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico. Modelo de Regionalização para o Planejamento Estadual de Alagoas. Seplande. – Maceió: Seplande, 2014. 66p.

CAPOEIRA, Nestor. O Pequeno Manual do Jogador de capoeira. São Paulo, Ground, 1981.

MENEZES, G. A. J. Ferreira. A INDÚSTRIA CULTURAL DA CAPOEIRA ANGOLA NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MARANHÃO. Publicação Científica do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 0102-3853 São Luís – MA. Revista Cambiassu. Ano XVIII, Nº 4 – janeiro, 2008.

PAIVA, Ilnete Porpino. A CAPOEIRA E OS MESTRES. Tese de Doutorado em Ciências Sociais. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/RN, 2007. 166 f.

REIS, Letícia V. S. Negros e brancos no jogo da capoeira: a reinvenção da tradição. São Paulo: USP. Dissertação de mestrado, 1993.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. - 4. Ed. 2. Reimpr - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único á consciência universal. -6ª ed. -Rio de Janeiro: Record. 2001.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. – 9ª ed. – Rio de Janeiro: Record. 2006.

IBGE, Diretoria de Geociências: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/territorio/divisao-politica.html. Acessado as 8:00 horas do dia 13/08/2019.

Publicado

2021-02-08