Sotaque gay existe?

Como abordar essa questão em uma proposta de intervenção em um livro didático

Autores

  • Maria Alice Ribeiro Sousa Universidade Federal de Alagoas
  • Elivelton Soares Maciel
  • José Diógenes Alves Pereira Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão
  • Josiane Alves dos Santos Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão
  • Kevin Dayson de Oliveira Silva Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão
  • Raisa Roberta dos Santos Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão

Resumo

Este trabalho deriva das discussões e atividades realizadas na disciplina Linguística Aplicada, ministrada pelo professor Dr. Ismar Inácio dos Santos Filho durante o sexto período do curso de Letras-Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus do Sertão. Durante as aulas, questões a respeito das abordagens epistemológicas dos estudos da linguagem foram discutidas, partindo de uma noção estruturalista, na perspectiva saussuriana, até chegar a uma proposta crítica de estudo da língua(gem), que problematiza aspectos sociais, com estudos da Linguística Aplicada Indisciplinar. Aqui, foi assumida a perspectiva da Linguística Aplicada Indisciplinar, não deixando de lado aspectos de outras abordagens linguísticas, para que sejam feitas comparações, uma vez que fizemos uma análise de um recorte do livro didático de Língua Portuguesa, do 1° ano, do Ensino Médio, editado por Rogério de Araújo Ramos, em 2013. A unidade escolhida versa sobre o conteúdo de “fonema e letra”, além de discutir noções de língua e linguagem. Nesse sentido, neste trabalho discutimos uma intervenção quanto ao uso desse conteúdo trazendo uma problemática de uso real da língua através do tema “sotaque gay”.

Palavras chaves: Linguagem. Livro didático. Fonema e letra. Sotaque gay. Linguística Aplicada Indisciplinar.

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Publicado

2025-02-18