O estudo como formação humana é ato de liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cdp.v1i1.19115

Resumo

Este trabalho reflete a minha trajetória acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Está estruturado em três ensaios e diversas seções. Inicia-se enfatizando a relevância e o impacto da formação acadêmica e universitária na minha visão de mundo. Em seguida, analiso os desafios enfrentados durante a formação universitária, destacando a superação da tutela autoinfligida e as dificuldades nas disciplinas de Fundamentos da Educação. Posteriormente, relato minhas primeiras vivências na universidade e destaco, como ponto de inflexão, a descoberta do método do estudo imanente. Na sequência, discuto minhas experiências no Grupo de Estudo em Sociologia do Trabalho Pedagógico, Currículo e Formação Humana (GEPSTUFAL). Por último, exponho o que reconheço como a grande conquista desta formação universitária: o impacto positivo do método do estudo imanente no meu desempenho acadêmico, maioridade intelectual e criatividade profissional.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira Cardoso, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Centro de Educação.

Sandra Regina Paz, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora Doutora em Educação, pelo Centro de Educação – CEDU, da Universidade Federal de Alagoas – Ufal.

Ciro Bezerra, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professor Doutor em Sociologia da Educação, aposentado pelo Centro de Educação – CEDU da Universidade Federal de Alagoas – Ufal.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Como Citar

Cardoso, F. F., Paz, S. R., & Bezerra, C. (2025). O estudo como formação humana é ato de liberdade. Cadernos Pedagógicos, 1(1), p.98–116. https://doi.org/10.28998/cdp.v1i1.19115

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)