O estudo como formação humana é ato de liberdade
Resumo
Este trabalho reflete a minha trajetória acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Está estruturado em três ensaios e diversas seções. Inicia-se enfatizando a relevância e o impacto da formação acadêmica e universitária na minha visão de mundo. Em seguida, analiso os desafios enfrentados durante a formação universitária, destacando a superação da tutela autoinfligida e as dificuldades nas disciplinas de Fundamentos da Educação. Posteriormente, relato minhas primeiras vivências na universidade e destaco, como ponto de inflexão, a descoberta do método do estudo imanente. Na sequência, discuto minhas experiências no Grupo de Estudo em Sociologia do Trabalho Pedagógico, Currículo e Formação Humana (GEPSTUFAL). Por último, exponho o que reconheço como a grande conquista desta formação universitária: o impacto positivo do método do estudo imanente no meu desempenho acadêmico, maioridade intelectual e criatividade profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Ferreira Cardoso, Sandra Regina Paz da Silva, Ciro Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC Attribution-NonCommercial 4.0