O estudo como formação humana é ato de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.28998/cdp.v1i1.19115Resumo
Este trabalho reflete a minha trajetória acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Está estruturado em três ensaios e diversas seções. Inicia-se enfatizando a relevância e o impacto da formação acadêmica e universitária na minha visão de mundo. Em seguida, analiso os desafios enfrentados durante a formação universitária, destacando a superação da tutela autoinfligida e as dificuldades nas disciplinas de Fundamentos da Educação. Posteriormente, relato minhas primeiras vivências na universidade e destaco, como ponto de inflexão, a descoberta do método do estudo imanente. Na sequência, discuto minhas experiências no Grupo de Estudo em Sociologia do Trabalho Pedagógico, Currículo e Formação Humana (GEPSTUFAL). Por último, exponho o que reconheço como a grande conquista desta formação universitária: o impacto positivo do método do estudo imanente no meu desempenho acadêmico, maioridade intelectual e criatividade profissional.
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Copyright (c) 2025 Fernanda Ferreira Cardoso, Sandra Regina Paz da Silva, Ciro Bezerra
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