Perspectiva da governança de informação nas organizações
da predição à ação das práticas de gestão da informação e do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y91-15Resumo
A governança de informação é determinante para a criação de valor ao usuário e à sociedade, tanto na esfera pública quanto na privada. O objetivo desta pesquisa é demonstrar como a governança de informação pode impactar nas práticas de gestão da informação e do conhecimento, como diferencial competitivo. O método utilizado foi o da revisão integrativa acerca das temáticas governança de dados, governança de dados alinhada à governança de Tecnologia de Informação, governança de informação, gestão da informação e do conhecimento, que fundamentam e validam as proposições e as discussões ao longo do estudo. As análises apontam para um modelo base, definido enquanto artefato que demonstra os mecanismos de governança de informação e os construtos relacionados ao conhecimento, como viabilizadores e inibidores de sua implementação em organizações. O estudo contribui com reflexões capazes de instrumentalizar gestores que atuam num ambiente de alta complexidade e volatilidade, para a implementação de práticas de gestão da informação e do conhecimento, com o intuito de gerar valor para a sociedade, proporcionar inovações e primar pela efetividade organizacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.